sexta-feira, 19/12/2025
Notícias que São Paulo precisa
Com quem andas...

Alckmin, Mercadante e Rui Costa fazem indiretas sobre golpe para Tarcísio e Nunes

Cerimônia no Palácio do Planalto reuniu adversários políticos; discursos não fizeram menções diretas às alianças entre Bolsonaro e governador e prefeito.
Presidente Lula e governador Tarcísio - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Presidente Lula e governador Tarcísio – Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), foram a Brasília e tiveram que ouvir indiretas sobre a democracia e elogios à postura republicana do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os dois foram assinar empréstimos de R$ 10,65 bilhões para mobilidade com o BNDES, mas as cutucadas nos dois aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deram o tom da cerimônia.

Tarcísio e Nunes tiveram apoio de Bolsonaro em suas campanhas eleitorais. O governador chegou a se encontrar com Bolsonaro no Palácio do Alvorada no dia em que era discutida a minuta do golpe, em novembro de 2022.

Receba nossas notícias

O primeiro a alfinetar Tarcísio e Nunes foi o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmando que a concessão dos empréstimos “só é possível porque o senhor [presidente Lula], além de ser uma grande democrata, e demonstrou isso ao longo de toda a sua vida, tem um profundo compromisso com o pacto republicano. Não é fácil um presidente e um vice-presidente, que foram ameaçados de morte, de um golpe de Estado e tudo que nós assistimos recentemente, manter a mesma atitude de compromisso e respeito ao voto popular, com quem é eleito, um PAC que trata com todos os prefeitos e governadores do Brasil. É assim que a gente vai melhorar esse país”.

A cutucada seguinte veio de Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil: “o senhor (presidente Lula) mostra mais do que nunca a figura de um estadista que não se abala um milímetro, mesmo com todas as informações e noticias que vieram à tona daqueles que tramaram um golpe de estado. Chegaram a tramar algo que ninguém neste salão ou no país imaginava que poderia acontecer no país, que alguém teria coragem de tramar a captura, o sequestro, a morte de um ministro do Supremo Tribunal Federal, de um presidente da República eleito e de um vice-presidente da República eleito.

A última indireta veio do vice-presidente Geraldo Alckmin, que lembrou que nos tempos da ditadura militar, os adversários políticos não recebiam o mesmo tratamento dispensado aos aliados. “Como é bonita a democracia. Passadas as eleições, os entes federados, juntos, trabalhando para alcançar o interesse público e o bem comum. […] Fui vice-prefeito da minha cidade natal [Pindamonhangaba-SP] no período triste da ditadura no Brasil, onde nós prefeitos éramos separados pelo partido político […] Só tinha reunião com o governo federal quem era do partido do presidente. A democracia é o respeito ao povo”.

Tanto Tarcísio como Nunes se limitaram a agradecer ao presidente Lula, aos ministros e ao presidente do BNDES, e ressaltaram a importância de trabalharem juntos, mas não fizeram referências à democracia. O prefeito disse que é importante “entregar as ações não pensando na cabeça de quem entrega, mas de quem utiliza.

Radar Democrático
Radar Democráticohttp://radardemocratico.com.br
Radar Democrático é um portal de notícias focado no estado de São Paulo. Valorizamos a democracia, a pluralidade de ideia, a diversidade étnica e cultural, e os direitos humanos. Acreditamos na mobilização e organização da população como fundamentais para as transformações sociais urgentes não só em nosso estado, mas no país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Últimas notícias

Veja a previsão do tempo até o Natal: quando o sol promete, a chuva opina

Entre promessas de sol, ameaças de chuva e calor...

Primeiro CAPS do Brasil está em risco

  CAPS ITAPEVA / SAÚDE MENTAL — Fundado em 1987...

Justiça barra penalização de professores por licenças médicas em São Paulo e suspende critérios ilegais da Secretaria da Educação

Decisão judicial conquistada pela APEOESP protege direitos trabalhistas, impede...

Alesp aprova projeto de Beth Sahão que cria programa estadual de apoio a pessoas com Alzheimer, familiares e cuidadores

Iniciativa da deputada estadual Beth Sahão (PT) avança na...

Topics

spot_img

Related Articles