segunda-feira, 2/02/2026
Notícias que São Paulo precisa

Inflação de alimentos de Lula é menor que na era Bolsonaro, por Luiz Claudio Marcolino

Governo Lula III a inflação de Alimentação no Domicílio marcou, em média, 3,76% ao ano; durante os quatro anos do Governo Bolsonaro foi de 11,79%.

Por Luiz Claudio Marcolino

Falar sobre inflação sempre requer muito cuidado porque é assunto crucial, que mexe com o poder de compra do trabalhador e da trabalhadora. Mas, além de analisar o índice geral do IPCA (inflação oficial do país), é preciso uma compreensão mais aguçada acerca da estrutura do indicador, onde destaco o Subgrupo “Alimentação no Domicílio” (dentro do Grupo “Alimentos e Bebidas”), justamente por ser o ponto mais sensível às famílias de menor renda, que comprometem maiores proporções de seus rendimentos em tal categoria.

Receba nossas notícias

Em 2024, enquanto o IPCA geral acumulou alta de 4,83%, o referido Subgrupo “Alimentação no Domicílio” variou bem mais, 8,23%, o que naturalmente preocupa o Presidente Lula. Tanto preocupou que ele até já convocou o Ministério para cuidar especificamente de inflação de alimentos, mas sem medidas pirotécnicas, como as que marcaram o fracasso no combate a hiperinflação da década de 1980.

Entre as causas para o movimento indesejado podemos assinalar crise climática, perdas de produtividade, mercado externo, taxa de câmbio e demanda doméstica felizmente aquecida pelo mercado de trabalho robusto. Para 2025, além de medidas em estudo nos Ministérios, a acomodação do cenário de câmbio que vem se desenhando e uma provável maior safra de grãos no Brasil têm o poder de trazer de volta o índice geral e a inflação de alimentos aos patamares mais confortáveis e condizentes com a força da economia brasileira.

Contudo, a análise econômica também exige contemplarmos referências ao cenário. Nesse sentido, podemos verificar que, enquanto no Governo Lula III a inflação de Alimentação no Domicílio marcou, em média, 3,76% ao ano (capitalização composta), por conta do conjunto de queda de 0,52% em 2023 e alta de 8,23% em 2024; durante os quatro anos do Governo Bolsonaro a população brasileira foi submetida a inflação média, no mesmo Subgrupo, de 11,79% ao ano, pelos mesmos critérios. Isso nos permite afirmar que o Governo Lula III, até a metade do mandato, já reduziu a inflação de “Alimentação no Domicílio” a um terço do cenário proporcionado por Bolsonaro, o que é muito significativo.

Inflação de alimentos 2019-2024 - Fonte IBGE, elaboração Luiz Claudio Marcolino
Inflação de alimentos 2019-2024 – Fonte IBGE, elaboração Luiz Claudio Marcolino

Dentro da inflação de alimentos, um dos maiores responsáveis pela variação foi o item “Carnes”, que variou 20,84% em 2024, depois de cair 9,37% em 2023, o que equivale a uma variação média 4,65% ao ano, exatamente entre as inflações geral de 2023 (4,62%) e 2024 (4,83%).

Com isso chegamos a velha provocação da famosa picanha de volta ao churrasco, que, na verdade, é uma metáfora para representar a importância que o Presidente Lula confere ao sagrado direito dos trabalhadores e trabalhadoras ao descanso e lazer. Ela pode ainda não ter chegado a todas as mesas, como deseja o Presidente, mas felizmente não temos mais notícias da desumana fila de ossos trazida pelo Governo Bolsonaro, o que é, sem dúvida, infinitamente mais nobre e humanitário.

Por outro lado, um dos grandes desafios da economia, em especial aos países emergentes, é o de conciliar inflação com crescimento econômico. E por esse agregado macroeconômico as análises também favorecem ao atual governo, já que enquanto no Governo Bolsonaro a taxa média de variação do PIB foi 1,38% ao ano (capitalizado); nos dois anos do Governo Lula a variação média, pelos mesmos critérios, foi de 3,35% ao ano, mais que o dobro.

Isso é facilmente refletido na menor taxa de desemprego registrada em toda a série histórica, que traz renda e dignidade aos brasileiros. Portanto, o dobro do crescimento econômico com um terço da inflação para as classes de menor renda, chancelam o emblemático posicionamento de sempre do Presidente Lula, de que “o povo não é o problema, mas a solução para a economia”.

Deputado Luiz Claudio Marcolino - Foto: Rodrigo Costa / Alesp
Deputado Luiz Claudio Marcolino – Foto: Rodrigo Costa / Alesp

Luiz Claudio Marcolino (PT) é economista, deputado estadual, vice-presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).


* O Radar Democrático publica artigos de opinião de autores convidados para estimular o debate.

Radar Democrático
Radar Democráticohttp://radardemocratico.com.br
Radar Democrático é um portal de notícias focado no estado de São Paulo. Valorizamos a democracia, a pluralidade de ideia, a diversidade étnica e cultural, e os direitos humanos. Acreditamos na mobilização e organização da população como fundamentais para as transformações sociais urgentes não só em nosso estado, mas no país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Últimas notícias

Apeoesp denuncia que professores em SP enfrentam demissões em massa e estudantes ficam sem aulas

Professores da rede pública estadual de São Paulo estão...

Epstein Files: arquivos expõem rede global de exploração sexual envolvendo elites

Novos documentos revelam detalhes de um esquema internacional de...

Notícias Populares: história do jornal sensacionalista é contada em livro por Osni Dias

“Pênis voador era do meu marido”, perdão pelo modo...

Tarcísio ainda está sem adversários em São Paulo

Com a aproximação do ano eleitoral, o cenário político...

Pescadores artesanais protestam contra normas que dificultam a atividade

Pescadores artesanais do litoral de São Paulo organizam um...

Topics

Epstein Files: arquivos expõem rede global de exploração sexual envolvendo elites

Novos documentos revelam detalhes de um esquema internacional de...

Tarcísio ainda está sem adversários em São Paulo

Com a aproximação do ano eleitoral, o cenário político...

Pescadores artesanais protestam contra normas que dificultam a atividade

Pescadores artesanais do litoral de São Paulo organizam um...

Profissionais da saúde de SP recebem bonificação após pressão de sindicato

Profissionais da saúde do estado de São Paulo finalmente...

Manifestação em Campinas protesta contra maus-tratos a animais e morte do cão Orelha

Ato no Parque Taquaral reunirá protetores e moradores neste...
spot_img

Related Articles