Tarcísio já admite que pode se candidatar à presidência em 2026 - Foto: Célio Messias/Governo de SP
Tarcísio já admite que pode se candidatar à presidência em 2026 – Foto: Célio Messias/Governo de SP

A direita lançou campanhas, com direito a fake News, para “queimar” a imagem do presidente Lula, ao mesmo tempo em que atuou para superestimar a capacidade e as realizações Tarcísio de Freitas.

Como parte da estratégia, pesquisas de opinião dão conta que os resultados dessas ofensivas surtiram efeito. Pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada no sábado (15) mostra que 62% dos brasileiros acham que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria concorrer à reeleição em 2026, contra 35% que avaliam que o petista deveria tentar um quarto mandato.

Enquanto isso, Tarcísio tem 62% de aprovação e lidera cenários para 2026 para o governo de São Paulo, aponta pesquisa do Instituto Realtime Big Data contratada pela Rede Record, aliada do governador.

Segundo o colunista da CNN Caio Junqueira, esse cenário fez com que o governador de São Paulo já admita a aliados a possibilidade de se candidatar a presidente em 2026. “Segundo um aliado próximo do governador confidenciou à CNN, Tarcísio topa 100% a empreitada”, diz o colunista.

Tarcísio, inclusive já tem preferência sobre o nome que teria seu apoio ao governo do Estado de São Paulo. É Natália Resende, Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Tanto que a trata como “supersecretária’.

Resta saber se a estratégia da direita terá efeito. Pode ser uma queima de largada, despertando na oposição um movimento contrário. Afinal, ainda estamos distantes das eleições do ano que vem. Outro sim, como já disse em artigo anterior, o governador deveria estar mais preocupado em governar o Estado mais populoso do Brasil, que tem grandes desafios para diminuir suas desigualdades.

-------------
* Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião do Radar Democrático.

1 COMENTÁRIO

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome