
No congresso estadual do PSB de São Paulo, neste sábado (26), Márcio França se lançou na disputada pelo governo paulista em 2026, informou o Metrópoles. “Pré-candidato, de verdade, tem um período: é a partir do ano que vem. Mas o desejo de disputar a eleição eu tenho. Eu já comuniquei isso a todo mundo internamente no partido”.
França é, atualmente, ministro de Micro e Pequenas Empresas no governo Lula, foi vice-governador (2015 a 2018) e governador (2018) de São Paulo.
Estava ao seu lado no encontro na Assembleia Legilslativa de São Paulo (Alesp), o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, também do PSB paulista, que vem sendo cogitado como um dos nomes fortes à disputa eleitoral em São Paulo em 2026.
França e Alckmin são citados inclusive por petistas como nomes que poderiam ter apoio do apoio do PT na disputa estadual. Do próprio PT, o nome mais citado é o do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Também, nos bastidores, o Secretário Estadual de Governo, Gilberto Kassab (PSD), vem sendo aventado como possível candidato. Mas isso depende do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) deixar a disputa ao governo aberta e lançar-se candidato à presidência.
Para quem acompanha a política institucional com bastante proximidade, sabe que ainda é muito cedo para dizer quem serão os, de fato, candidatos. Mas, como 2026 está logo ali, as disputas e articulações já começaram a dar seus sinais.