terça-feira, 1/07/2025
Notícias que São Paulo precisa
Saúde

Projeto de Ana Perugini prevê transparência nas filas de exames e cirurgias do SUS

De acordo com a proposta, Secretaria Estadual de Saúde deve encaminhar relatórios da fila de procedimentos do SUS ao Ministério Público

 

Ana Perugini em audiência sobre o sistema Cross (25/03/2025) - Foto: Bruna Sampaio/Alesp
Ana Perugini em audiência sobre o sistema Cross (25/03/2025) – Foto: Bruna Sampaio/Alesp

A deputada estadual Ana Perugini (PT), coordenadora da Frente Parlamentar do Sistema Cross na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), apresentou um projeto de lei que obriga a Secretaria Estadual de Saúde a encaminhar mensalmente ao Ministério Público em cada localidade listas atualizadas de pacientes que aguardam atendimento em consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos oferecidos pela rede pública de saúde.

O objetivo da proposta é fortalecer a transparência e garantir mais agilidade à fila de espera por procedimentos regulados pela Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde (Cross), ferramenta utilizada pela pasta para organizar o atendimento no estado.

A deputada vem fazendo diversas críticas ao modelo de funcionamento do sistema Cross e ao sofrimento que tem provocado à população.

O projeto estabelece que a Secretaria Estadual de Saúde envie as listas todos os meses às promotorias de justiça de Saúde Pública dos municípios, com nome completo do paciente, número de registro no sistema, tipo de atendimento ou procedimento aguardado, data de inclusão, além de prioridade ou classificação de risco. O envio das listas às promotorias locais deverá ser realizado até o quinto dia útil de cada mês, por meio eletrônico.

A partir da lei, as promotorias de justiça poderão utilizar as informações recebidas para monitorar e fiscalizar a eficiência e a transparência na gestão das filas de espera, além de adotar medidas que assegurem o direito à saúde dos usuários da rede pública.

O texto ainda prevê que, caso sejam questionadas pelo Ministério Público, as prefeituras informem se possuem registro sistematizado dos pacientes que aguardam regulação, após a inclusão dos casos no Siresp (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo), para acompanhamento dos atendimentos e adoção de medidas necessárias para assegurar o cumprimento do direito à saúde, conforme princípios e diretrizes do SUS.

De acordo com a deputada Ana Perugini, o objetivo é fortalecer a transparência e a fiscalização na gestão das filas de espera do Sistema Cross e do Siresp.

“Ao enviar as listas atualizadas de pacientes às promotorias de justiça, buscamos assegurar maior controle e acompanhamento da prestação dos serviços de saúde nos municípios, promovendo eficiência e equidade no atendimento”, justificou a parlamentar no projeto, citando a Constituição Federal e a Lei Orgânica da Saúde, que regulamenta a organização e o funcionamento do Sistema Único de Saúde.

O projeto de lei número 373/2025 foi publicado na edição de quarta-feira (23) do Diário da Assembleia e será analisado por comissões da Alesp antes de ser discutido em plenário.

Com informações da assessoria de imprensa de Ana Perugini

Radar Democrático
Radar Democráticohttp://radardemocratico.com.br
Radar Democrático é um portal de notícias focado no estado de São Paulo. Valorizamos a democracia, a pluralidade de ideia, a diversidade étnica e cultural, e os direitos humanos. Acreditamos na mobilização e organização da população como fundamentais para as transformações sociais urgentes não só em nosso estado, mas no país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Hot this week

Orçamento de SP: Tarcísio tira dos pobres para dar aos ricos

Para o ano eleitoral o governador Tarcísio de Freitas...

Adoecimento mental no trabalho e capitalismo de vigilância: sofrimento invisível e solitário

O Brasil e, em especial, o estado de São...

Lula garante moradia a famílias da Favela do Moinho, que Tarcísio queria derrubar à força

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou...

Ato marca 50 anos da luta por justiça pelo assassinato de Vladimir Herzog

No dia 27 de junho, sexta-feira, entidades jornalísticas se...

Sabesp privatizada: Hortolândia passa o fim de semana sem água e deputada cobra explicações

Moradores de Hortolândia enfrentaram falta d'água por dias após...

Topics

spot_img

Related Articles