sexta-feira, 19/12/2025
Notícias que São Paulo precisa
Política

Carla Zambelli é presa na Itália, informa Ministério da Justiça

Deputada federal estava foragida desde sua condenação pelo STF e teve sua extradição autorizada pelo governo italiano
Carla Zambelli localização teria sido informada à polícia por deputado italiano - Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
Carla Zambelli localização teria sido informada à polícia por deputado italiano – Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa na Itália, país onde possui cidadania, informou o Ministério da Justiça. A prisão ocorre após a parlamentar ser condenada a dez anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserir um mandado de prisão falso contra o Ministro Alexandre de Moraes. Zambelli estava foragida da justiça brasileira desde o fim de maio, tendo deixado o país pela fronteira com a Argentina, passando pelos Estados Unidos antes de chegar à Itália.

Após a condenação, o Ministro Alexandre de Moraes determinou o bloqueio de passaportes, contas bancárias, salário e verbas de gabinete de Zambelli. Moraes também solicitou o bloqueio das redes sociais da deputada em território nacional, o que foi cumprido pelas plataformas, com exceção do X (antigo Twitter), que questionou a decisão.

Receba nossas notícias

O deputado italiano Angelo Bonelli publicou em rede social que foi ele quem informou o endereço da deputada brasileira à políci Italiana. “Carla Zambelli está em um apartamento, em Roma. Forneci o endereço à polícia, neste momento a polizia esta identificando Zambelli”, publicou no X. 

Zambelli se manifestou publicamente, chamando a ordem de prisão de “ilegal” e “autoritária”, argumentando que, como deputada federal, só poderia ser presa em flagrante por crime inafiançável. A administração da premiê italiana Giorgia Meloni afirmou que Zambelli desembarcou nos arredores de Roma no dia 5 de junho, vinda de Miami, mas que o alerta vermelho da Interpol só foi emitido horas depois.

Extradição autorizada pela Itália

O governo italiano autorizou a extradição de Zambelli para o Brasil, conforme noticiado pela TVTNews. A deputada foi incluída na lista de Difusão Vermelha da Interpol.

A extradição é possível devido ao acordo entre Brasil e Itália, que prevê a devolução de cidadãos solicitados pela Justiça caso a pena seja superior a nove meses. A cassação do mandato de Zambelli, confirmada inicialmente pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), será submetida ao plenário, que tem a palavra final sobre o assunto.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Últimas notícias

Primeiro CAPS do Brasil está em risco

  CAPS ITAPEVA / SAÚDE MENTAL — Fundado em 1987...

Justiça barra penalização de professores por licenças médicas em São Paulo e suspende critérios ilegais da Secretaria da Educação

Decisão judicial conquistada pela APEOESP protege direitos trabalhistas, impede...

Alesp aprova projeto de Beth Sahão que cria programa estadual de apoio a pessoas com Alzheimer, familiares e cuidadores

Iniciativa da deputada estadual Beth Sahão (PT) avança na...

Orçamento de São Paulo 2026: escolhas políticas em risco de comprimirem direitos e serviços públicos

Projeto de Lei Orçamentária de 2026 projeta crescimento nominal...

Topics

spot_img

Related Articles