quinta-feira, 30/10/2025
Notícias que São Paulo precisa
Política

Carla Zambelli é presa na Itália, informa Ministério da Justiça

Deputada federal estava foragida desde sua condenação pelo STF e teve sua extradição autorizada pelo governo italiano
Carla Zambelli localização teria sido informada à polícia por deputado italiano - Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
Carla Zambelli localização teria sido informada à polícia por deputado italiano – Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa na Itália, país onde possui cidadania, informou o Ministério da Justiça. A prisão ocorre após a parlamentar ser condenada a dez anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserir um mandado de prisão falso contra o Ministro Alexandre de Moraes. Zambelli estava foragida da justiça brasileira desde o fim de maio, tendo deixado o país pela fronteira com a Argentina, passando pelos Estados Unidos antes de chegar à Itália.

Após a condenação, o Ministro Alexandre de Moraes determinou o bloqueio de passaportes, contas bancárias, salário e verbas de gabinete de Zambelli. Moraes também solicitou o bloqueio das redes sociais da deputada em território nacional, o que foi cumprido pelas plataformas, com exceção do X (antigo Twitter), que questionou a decisão.

Receba nossas notícias

O deputado italiano Angelo Bonelli publicou em rede social que foi ele quem informou o endereço da deputada brasileira à políci Italiana. “Carla Zambelli está em um apartamento, em Roma. Forneci o endereço à polícia, neste momento a polizia esta identificando Zambelli”, publicou no X. 

Zambelli se manifestou publicamente, chamando a ordem de prisão de “ilegal” e “autoritária”, argumentando que, como deputada federal, só poderia ser presa em flagrante por crime inafiançável. A administração da premiê italiana Giorgia Meloni afirmou que Zambelli desembarcou nos arredores de Roma no dia 5 de junho, vinda de Miami, mas que o alerta vermelho da Interpol só foi emitido horas depois.

Extradição autorizada pela Itália

O governo italiano autorizou a extradição de Zambelli para o Brasil, conforme noticiado pela TVTNews. A deputada foi incluída na lista de Difusão Vermelha da Interpol.

A extradição é possível devido ao acordo entre Brasil e Itália, que prevê a devolução de cidadãos solicitados pela Justiça caso a pena seja superior a nove meses. A cassação do mandato de Zambelli, confirmada inicialmente pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), será submetida ao plenário, que tem a palavra final sobre o assunto.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Últimas notícias

Fachin concorda que julgamento da Lei da Grilagem de Tarcísio não pode demorar

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson...

Apeoesp vai à Justiça contra decreto de Tarcísio que pune professor que tirar licença médica

A Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do...

A estratégia da extrema-direita passa por caos e violência; Tarcísio participa dela

O massacre no Rio de Janeiro nesta semana era...

Moradores da Penha recuperam ao menos 72 corpos em área de mata após megaoperação no Rio

Por Brasil de FatoO Complexo da Penha continua vivenciando...

Deputado ironiza: ‘Tarcísio criou o pedágio home office que você vai pagar sem sair de casa’

O deputado estadual Emídio de Souza (PT) ironizou a...

Topics

spot_img

Related Articles