
A Feira do Livro Periférico, que está em sua terceira edição em São Paulo, ocupa o Sesc Consolação até domingo, 7 de setembro. Com entrada gratuita, a programação reúne autores, editoras independentes e coletivos culturais, promovendo um espaço de visibilidade para a produção literária marginal.
A programação desta terça-feira, 5 de setembro, é especialmente rica, com destaque para um bate-papo com Ferréz, autor de ‘Capão Pecado’, obra marco da literatura marginal, que celebra 25 anos.
25 Anos de Capão Pecado
Às 19h, Ferréz conversa com Dinha, Elizandra Souza e Binho, revisitando a obra que marcou uma geração. A discussão vai mergulhar na história da literatura periférica e suas transformações ao longo das últimas duas décadas e meia.
Além de Ferréz, outros grandes nomes participam da programação da feira, como os autores Geovani Martins e José Falero (conexões periféricas entre Rio e Porto Alegre), Lilia Guerra, Helena Silvestre e Erika Balbino (força da narrativa feminina nas periferias), e Israel Neto e Carolina Mancini (narrativas e gêneros emergentes).
Os quadrinhos também têm seu espaço garantido. Marcelo D’Salete, May Solimar e Paulo Batista participam de uma mesa dedicada aos HQs periféricos e seus impactos culturais.
Diversidade de Gêneros e Atividades
Mas a feira não se limita aos debates. A programação inclui saraus, slams e atividades para crianças e jovens, como a mesa ‘Literatura periférica para crianças e adolescentes’, com Toni C. e Nivaldo Brito, e ‘Brincadeiras Poéticas’, com Carol e Thiago Peixoto.
Intervenções artísticas, como as apresentações do Marginália e do Menor Slam Mundo, completam a programação, celebrando a oralidade como centro da expressão literária periférica.
Um Espaço de Resistência e Memória
Para Eleilson Leite, coordenador da área de Cultura da Ação Educativa, que coordena o evento, “A Feira do Livro Periférico é um encontro em que as vozes das quebradas ocupam o centro, mostrando que a literatura é também território de resistência, memória e invenção. Mais do que um evento, ela é uma afirmação de que nossas histórias, contadas a partir das periferias, têm valor e precisam ser reconhecidas”. A feira é organizada pela Câmara Periférica do Livro – CPL, em parceria com a Ação Educativa.
Programação da Feira do Livro Periférico 2025
- Literatura Periférica Fantástica e Outras Narrativas Possíveis
05/09, às 14h – Conversa com Israel Neto e Carolina Mancini sobre novas narrativas e gêneros emergentes na cena independente.
- Capão Pecado – 25 Anos Depois
05/09, às 19h – Bate-papo com Ferréz e comentários de Dinha, Elizandra Souza e Binho, revisitando a obra que se tornou marco da literatura marginal.
- Literatura Periférica em Quadrinhos e Outros Imaginários Possíveis
06/09, às 14h – Participação de Marcelo D’Salete, May Solimar e Paulo Batista, discutindo os HQs periféricos e seus impactos culturais.
- Mesas e conversas com os autores Varneci Nascimento, Josué Gonçalves, Tiely, entre outros, além de lançamentos coletivos de editoras independentes e iniciativas como a EMBUscadasARTES.
- Atividades para crianças e jovens – Incluem a mesa Literatura periférica para crianças e adolescentes
07/09, às 10h – Com os autores Toni C. e Nivaldo Brito, além de Brincadeiras Poéticas com Carol e Thiago Peixoto.
Serviço
Feira do Livro Periférico 2025
Data: até 07 de setembro de 2025
Horário: sexta, das 10h às 21h; sábado, das 10h às 19h30; domingo, das 10h às 17h30
Local: Sesc Consolação – Área de Convivência
Rua Dr. Vila Nova, 245. São Paulo/SP. Informações: (11) 3234-3000
Acesso: Entrada gratuita