sexta-feira, 3/10/2025
Notícias que São Paulo precisa
Agroecologia

Livres Agroecologia inaugura centro de distribuição em Campinas

Novo espaço de 1.200m² fortalece logística para produtos sem agrotóxicos e aprimora a economia solidária
Livres comercializa alimentos sem agrotóxicos de pequenos produtores e assentamentos rurais. Foto: Pedro Amatuzzi
Livres comercializa alimentos sem agrotóxicos de pequenos produtores e assentamentos rurais. Foto: Pedro Amatuzzi

A Livres Agroecologia inaugura seu primeiro Centro de Distribuição (CD) em Campinas nesta sexta-feira, 19 de setembro. O novo espaço de 1.200 m² foi concebido para centralizar o armazenamento e a distribuição de produtos sem agrotóxicos, agroecológicos e orgânicos, fortalecendo a cadeia de alimentos saudáveis na região.

O Centro de Distribuição contará com infraestrutura completa, incluindo câmara fria para produtos in natura e uma cozinha dedicada ao processamento mínimo de alimentos. Neste local, será possível preparar e embalar saladas higienizadas, além de legumes picados, fatiados e embalados a vácuo, oferecendo maior conveniência aos consumidores e lojistas.

A iniciativa integra a estratégia logística da Rede Livres, que já possui cinco lojas – quatro em Campinas e uma em Santos. Esses pontos de venda são dedicados à comercialização de produtos agroecológicos e orgânicos, atuando como um pilar fundamental no fomento da economia solidária. A rede prioriza alimentos provenientes de produtores locais, da agricultura familiar e de assentamentos ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Novo Centro de Distribuição vai fortalecer a cadeia da economia solidária. Foto: Pedro Amatuzzi
Novo Centro de Distribuição vai fortalecer a cadeia da economia solidária. Foto: Pedro Amatuzzi

Arlei Medeiros, membro da coordenação do Livres Agroecologia, enfatiza o objetivo do projeto: “Nós queremos encurtar e simplificar toda essa cadeia de alimentos saudáveis. De que forma? Concentrando a produção que vem direta dos agricultores, facilitando assim, aos vendedores e consumidores finais itens de qualidade, variedade e com preço justo. Tudo isso, dentro do sistema solidário e colaborativo. É o que chamamos de economia solidária, porque torna uma relação que gera renda com valores de solidariedade”.

A Rede Livres diferencia-se por seu modelo de economia solidária e agroecológica, operando sem a figura do atravessador. Isso significa que os preços dos produtos são estabelecidos diretamente pelos produtores, sendo acrescidos apenas dos custos operacionais necessários. A organização funciona como um projeto econômico e social, desprovido de fins lucrativos, em que todos os resultados financeiros são integralmente reinvestidos no próprio desenvolvimento e expansão da iniciativa.

A inauguração do Centro de Distribuição e da cozinha de minimamente processados está agendada para o dia 19 de setembro, às 16h. O novo complexo fica na Rua Bento Simões Vieira, 180/190, no bairro Santa Mônica, em Campinas.

Radar Democrático
Radar Democráticohttp://radardemocratico.com.br
Radar Democrático é um portal de notícias focado no estado de São Paulo. Valorizamos a democracia, a pluralidade de ideia, a diversidade étnica e cultural, e os direitos humanos. Acreditamos na mobilização e organização da população como fundamentais para as transformações sociais urgentes não só em nosso estado, mas no país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Hot this week

TCE encontra alimentos vencidos e até plástico em carne moída na merenda de escolas de SP

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo...

Campinas sedia a 2ª Feira da Reforma Agrária neste final de semana com shows e debates

Campinas sedia a II Feira da Reforma Agrária Neusa...

In-Edit Brasil leva documentários musicais e shows gratuitos a Piracicaba

O In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical...

Com aprovação da isenção do imposto de renda, governo Lula beneficia milhões de paulistas

A isenção do Imposto de Renda para pessoas com...

Negacionismo científico e crise institucional: o desafio da democracia

Por Márcio Moretto RibeiroEstive na semana passada na Adunicamp...

Topics

spot_img

Related Articles