
A Livres Agroecologia inaugura seu primeiro Centro de Distribuição (CD) em Campinas nesta sexta-feira, 19 de setembro. O novo espaço de 1.200 m² foi concebido para centralizar o armazenamento e a distribuição de produtos sem agrotóxicos, agroecológicos e orgânicos, fortalecendo a cadeia de alimentos saudáveis na região.
O Centro de Distribuição contará com infraestrutura completa, incluindo câmara fria para produtos in natura e uma cozinha dedicada ao processamento mínimo de alimentos. Neste local, será possível preparar e embalar saladas higienizadas, além de legumes picados, fatiados e embalados a vácuo, oferecendo maior conveniência aos consumidores e lojistas.
A iniciativa integra a estratégia logística da Rede Livres, que já possui cinco lojas – quatro em Campinas e uma em Santos. Esses pontos de venda são dedicados à comercialização de produtos agroecológicos e orgânicos, atuando como um pilar fundamental no fomento da economia solidária. A rede prioriza alimentos provenientes de produtores locais, da agricultura familiar e de assentamentos ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Arlei Medeiros, membro da coordenação do Livres Agroecologia, enfatiza o objetivo do projeto: “Nós queremos encurtar e simplificar toda essa cadeia de alimentos saudáveis. De que forma? Concentrando a produção que vem direta dos agricultores, facilitando assim, aos vendedores e consumidores finais itens de qualidade, variedade e com preço justo. Tudo isso, dentro do sistema solidário e colaborativo. É o que chamamos de economia solidária, porque torna uma relação que gera renda com valores de solidariedade”.
A Rede Livres diferencia-se por seu modelo de economia solidária e agroecológica, operando sem a figura do atravessador. Isso significa que os preços dos produtos são estabelecidos diretamente pelos produtores, sendo acrescidos apenas dos custos operacionais necessários. A organização funciona como um projeto econômico e social, desprovido de fins lucrativos, em que todos os resultados financeiros são integralmente reinvestidos no próprio desenvolvimento e expansão da iniciativa.
A inauguração do Centro de Distribuição e da cozinha de minimamente processados está agendada para o dia 19 de setembro, às 16h. O novo complexo fica na Rua Bento Simões Vieira, 180/190, no bairro Santa Mônica, em Campinas.