quinta-feira, 11/12/2025
Notícias que São Paulo precisa
Política Paulista

Oposição protocola pedido de impeachment de Tarcísio por articulação pela anistia

Federações de esquerda protocolam pedido na Alesp alegando uso indevido de recursos públicos e ataques ao Judiciário
Parlamentares da oposição protocolam pedido de impeachment de Tarcísio. Foto: Geovana Oliveira / Liderança do PT na Alesp

Líderes das federações PT/PCdoB/PV e PSOL/Rede protocolaram nesta quarta-feira (10) um pedido de impeachment contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O documento de 15 páginas acusa o governador de crime de responsabilidade e de agir de forma incompatível com a dignidade do cargo. O pedido, assinado pelos deputados Antonio Donato e Guilherme Cortez, aponta duas ações centrais de Tarcísio como base para a acusação.

Viagem a Brasília e Articulação Política

A primeira seria a viagem de Tarcísio a Brasília entre os dias 1 e 5 de setembro, em plena fase de julgamento de réus do 8 de Janeiro pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O documento afirma que ele utilizou recursos públicos para uma agenda política, com o intuito de “articular uma anistia ampla destinada a beneficiar Jair Bolsonaro e outros réus acusados de tentativa de golpe de Estado”.

Receba nossas notícias

“A agenda oficial do governador registra uma reunião em Brasília, no dia 02/09/2025 e nenhuma agenda no dia 03/09/20251. O Estado, portanto, arcou com as despesas relacionadas a uma agenda exclusivamente política e sem qualquer relação objetiva com o interesse público paulista”.

Para os parlamentares, a ação configura interferência no Poder Judiciário. Essa viagem, aliás, gerou outras denúncias, como a do deputado estadual Paulo Fiorilo (PT/SP), que solicitou investigação por atos de improbidade administrativa e uso indevido da máquina pública. Ele alega que Tarcísio utilizou recursos do estado para uma viagem com finalidade político-eleitoral, abandonando suas responsabilidades como governador. O deputado federal Rui Falcão também denunciou o governador ao STF por obstrução de Justiça. Parlamentares do PSOL denunciaram Tarcísio ao Ministério Público e ao STF.

Ataques ao Ministro Alexandre de Moraes

A segunda ação central é o discurso de Tarcísio durante uma manifestação na Avenida Paulista, em 7 de setembro, onde teria hostilizado o Poder Judiciário ao se referir ao Ministro do STF Alexandre de Moraes como “ditador”, declarando: “Nós não vamos mais aceitar que nenhum ditador diga o que a gente tem que fazer”.

Ele também endossou gritos de “Fora Moraes” da plateia, afirmando que “Ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como o Moraes”. Tais declarações, segundo a representação, visavam deslegitimar o processo judicial e incitar a desobediência às decisões da Suprema Corte.

“Ao tentar aprovar uma anistia enquanto se realiza um julgamento, o Governador busca criar um ‘atalho político’ para impedir a conclusão da persecução penal, tornando-a sem efeito”.

Fundamentação Jurídica

O pedido de impeachment alega violação do princípio da separação de poderes e do juramento constitucional. A representação enquadra a conduta do governador nas hipóteses de crime de responsabilidade previstas na Lei nº 1.079/1950, incluindo artigos que tratam de atos contra a probidade administrativa, o livre exercício do Poder Judiciário e a conduta incompatível com a dignidade do cargo.

O documento destaca a declaração de Tarcísio: “hoje eu não posso falar que confio na Justiça”, como um ataque às instituições. A estratégia de Tarcísio em Brasília, focada na anistia a Bolsonaro, tem sido criticada pela oposição.

Próximos Passos

Com o protocolo do pedido, a decisão de prosseguir com a análise fica a cargo do presidente da Alesp, deputado André do Prado (PL), aliado do governador.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Últimas notícias

Entenda a crise dos Correios e os motivos do déficit bilionário da empresa

Os Correios, empresa pública de grande valor social e...

Unicamp debate expansão acadêmica e autarquização da área da saúde

A reitoria da Unicamp deu início a uma nova...

Assédio em alta: app Trabalho Sem Assédio chega para proteger quem mais sofre

Ferramenta gratuita desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho em...

Mulheres Vivas: mobilização neste domingo, dia 7

São Paulo vai às ruas neste domingo no Levante...

Bolsonaro escolhe o filho — e agora Tarcísio?

Com Bolsonaro indicando o filho Flávio como candidato em...

Topics

Entenda a crise dos Correios e os motivos do déficit bilionário da empresa

Os Correios, empresa pública de grande valor social e...

Assédio em alta: app Trabalho Sem Assédio chega para proteger quem mais sofre

Ferramenta gratuita desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho em...

Mulheres Vivas: mobilização neste domingo, dia 7

São Paulo vai às ruas neste domingo no Levante...

Bolsonaro escolhe o filho — e agora Tarcísio?

Com Bolsonaro indicando o filho Flávio como candidato em...

Alto-mar da resistência: jovens brasileiros cruzam fronteiras por Gaza

Jovem liderança política de Campinas, Mariana Conti relata no...

Escândalos, privatizações e contradições: o que Tarcísio entregou a São Paulo?

Governador intensifica agenda com o mercado enquanto novos desdobramentos...

Vacina contra a dengue: motivo de orgulho e de preocupação ao mesmo tempo

Pesquisadores do Instituto Butantan desenvolvem Butantan–DV, a nova vacina...
spot_img

Related Articles