quarta-feira, 28/01/2026
Notícias que São Paulo precisa
Política

Alckmin critica Tarcísio por postura pró-Trump no auge da crise das tarifas

Vice-presidente lembrou que São Paulo é o principal exportador para os Estados Unidos, portanto o maior prejudicado
Alckmin: Tarcísio não devia aplaudir Trump num momento como este. Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Alckmin: Tarcísio não devia aplaudir Trump num momento como este. Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), criticou a postura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em relação ao “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos e ao apoio público de Tarcísio a Donald Trump. A declaração foi dada em entrevista exclusiva ao ICL Notícias, nesta segunda-feira (27).

Alckmin lamentou que o governador de São Paulo tenha comemorado a possível volta de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, especialmente no contexto das tarifas que impactam negativamente o estado. “Quero lamentar a postura do governador do estado de São Paulo. Primeiro, porque São Paulo é um dos principais prejudicados nessa questão do tarifaço, ele não devia aplaudir o presidente dos EUA em um momento como esse”, afirmou Alckmin.

Receba nossas notícias

O vice-presidente ressaltou que São Paulo é o estado mais afetado pelo aumento das tarifas, uma vez que concentra grande parte da indústria nacional, setor que mais exporta para os Estados Unidos. “São Paulo é onde está fortemente a indústria, que é o que exportamos mais para os Estados Unidos e é mais difícil colocar em outros países. Não é fácil competir, especialmente com os países asiáticos. É lamentável defender uma coisa que é injusta, não tem sentido”, completou.

Encontro Lula-Trump e relações Brasil-EUA

Alckmin também comentou sobre o encontro entre o presidente Lula e Donald Trump na Malásia, classificando-o como “muito positivo”. Segundo ele, o diálogo entre os dois países está sendo restabelecido e aprofundado, o que pode abrir caminho para discussões sobre questões tarifárias e não-tarifárias.

O vice-presidente destacou que o Brasil já possui tarifas baixas em relação aos Estados Unidos, com uma tarifa média de 2,7%. Ele mencionou que, dos dez produtos que os EUA mais exportam para o Brasil, oito têm tarifa zero. “Só tem três países do G20 que os EUA têm superávit na balança: Reino Unidos, Austrália e Brasil. Não tem sentido essa tarifa de 10 + 40”, argumentou.

Avanços no comércio exterior

Alckmin ressaltou os avanços do Brasil no comércio exterior, mencionando acordos firmados com Singapura e com a EFTA (Associação Europeia de Livre Comércio), além das negociações em andamento com a União Europeia e os Emirados Árabes. “Comércio Exterior é emprego, a empresa cresce, ganha escala, muda de patamar”, explicou.

Ele também comentou sobre a relação do Brasil com a China e os Estados Unidos, defendendo o multilateralismo e a busca pelo interesse nacional. “Nós temos que ter ótimo relacionamento com a China, é um país que cresce fortemente. Os EUA é o maior PIB do mundo e um comércio importante porque tem muito produto de valor agregado, e o maior investidor no Brasil. Nós não temos que entrar nessas brigas, nós temos que fazer e defender o multilateralismo”, afirmou.

Críticas a Eduardo Bolsonaro

Durante a entrevista, Alckmin criticou, sem mencionar nomes, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que tem atuado junto a autoridades norte-americanas para “constranger instituições brasileiras e pressionar em favor do pai, Jair Bolsonaro”. “Eu lamento que o Congresso Nacional tenha parlamentar pago com dinheiro público fora do país trabalhando contra o emprego no Brasil, contra as empresas no Brasil, tentando prejudicar a economia brasileira”, disse.

Alckmin finalizou reforçando a importância de respeitar o resultado das eleições e trabalhar para solucionar os problemas, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

Fonte:
ICL Notícias
Radar Democrático
Radar Democráticohttp://radardemocratico.com.br
Radar Democrático é um portal de notícias focado no estado de São Paulo. Valorizamos a democracia, a pluralidade de ideia, a diversidade étnica e cultural, e os direitos humanos. Acreditamos na mobilização e organização da população como fundamentais para as transformações sociais urgentes não só em nosso estado, mas no país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Últimas notícias

Professores protestam contra atribuição de aulas e reforma na educação em SP

Professores, estudantes, pais e funcionários da rede estadual de...

Tarcísio veta programa de apoio a pacientes com Alzheimer; Sahão critica: desumano e insensível

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),...

USP se destaca em ranking internacional entre as melhores do mundo em quatro áreas

A Universidade de São Paulo (USP) foi reconhecida como...

Bolsonaro vai cobrar apoio de Tarcísio à candidatura de Flávio em 2026

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, visitará...

Chuvas de verão causam uma morte a cada três dias no estado de SP

Por Rafael Custódio, da Agência PúblicaNas últimas cinco estações...

Topics

Professores protestam contra atribuição de aulas e reforma na educação em SP

Professores, estudantes, pais e funcionários da rede estadual de...

Bolsonaro vai cobrar apoio de Tarcísio à candidatura de Flávio em 2026

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, visitará...

Chuvas de verão causam uma morte a cada três dias no estado de SP

Por Rafael Custódio, da Agência PúblicaNas últimas cinco estações...

TST publica acórdão do dissídio dos Correios; sindicato analisa impactos

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) publicou, no dia...

Tarcísio diz que tentará a reeleição e declara apoio Flávio Bolsonaro

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),...
spot_img

Related Articles