segunda-feira, 2/02/2026
Notícias que São Paulo precisa
Trabalho Escravo

Governo de SP dá benefícios fiscais a empresas na ‘lista suja’ do trabalho escravo

Deputado Marcolino denuncia concessão de créditos a empresas inseridas no cadastro após fiscalização e propõe projeto de lei para coibir a prática

O governo do estado de São Paulo tem concedido benefícios fiscais do ICMS a empresas incluídas no Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravo, a chamada “Lista Suja” do Trabalho Escravo, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A denúncia foi feita pelo deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT/SP).

De acordo com o levantamento feito pelo deputado, somente em 2024, uma empresa da capital paulista, incluída no cadastro após ação fiscal do MTE em 2020, recebeu R$ 2,7 milhões em Crédito Outorgado. Outra empresa, de Ribeirão Preto, inserida no cadastro após fiscalização do MTE em 2023, foi beneficiada com R$ 20,6 mil na mesma modalidade de benefício do governo.

Receba nossas notícias

Segundo Marcolino, “isso indica que recursos públicos deixaram de ser arrecadados para favorecer empresas flagradas explorando trabalho análogo à escravidão, mesmo depois de serem incluídas na lista do Ministério do Trabalho”.

Projeto de Lei para proibir a prática

Deputado Marcolino: investimentos voltaram a São Paulo com o governo Lula - Foto: Rodrigo Romeo/Alesp
Deputado Marcolino: projeto de lei para impedir benefícios a empresas na lista suja do Ministério do Trabalho – Foto: Rodrigo Romeo/Alesp

Para combater e proibir essa prática, o deputado estadual Marcolino apresentou o Projeto de Lei 1374/2025 que veda o gozo de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios tributários e também créditos com subsídio do governo enquanto a empresa constar no cadastro da Lista Suja.

A proposta prevê que a empresa poderá obter as concessões quando deixar a lista, mas sem receber isenções pelo período que constou no cadastro.

“Combater o trabalho escravo não é apenas uma obrigação legal, mas um compromisso moral e civilizatório. Estancar essa brecha é urgente para que São Paulo não siga associado a uma das mais vergonhosas fases da história brasileira, que foi a escravidão”, disse Marcolino.

Falta de transparência nos gastos tributários

O deputado Marcolino tem denunciado a dificuldade histórica de acesso a dados sobre gastos tributários, que reiteradamente é apontada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Eu tenho alertado em todo o estado, nas audiências públicas do orçamento, esse problema de falta de transparência. Mas a situação se torna ainda mais grave quando se analisa a única modalidade do ICMS com algum grau de publicidade dos beneficiários: o Crédito Outorgado. Ao cruzar os dados de 2024 com a atualização de outubro de 2025 da Lista Suja do Ministério do Trabalho, o resultado foi chocante”, explicou o deputado.

O deputado Marcolino ressalta que esse cenário expõe a fragilidade da Lei nº 14.946/2013, que prevê a cassação da inscrição estadual de empresas que utilizem trabalho escravo, mas não vincula a aplicação de penalidades à Lista Suja do Governo Federal. Ao ignorar esse instrumento central da fiscalização trabalhista, a lei se torna ineficaz e cria uma brecha que permite a continuidade dos benefícios fiscais.

“O governador Tarcísio de Freitas não deve permitir que isso continue. Precisa atender as recomendações do TCE e as diversas solicitações do meu mandato, para que a isenção fiscal tenha total transparência, para que a sociedade tenha clareza sobre o impacto social e de desenvolvimento das empresas beneficiadas. Mas não podemos continuar aceitando que empresas que sequer respeitam os trabalhadores e a leis vigentes sejam beneficiadas”, afirmou Marcolino.

Radar Democrático
Radar Democráticohttp://radardemocratico.com.br
Radar Democrático é um portal de notícias focado no estado de São Paulo. Valorizamos a democracia, a pluralidade de ideia, a diversidade étnica e cultural, e os direitos humanos. Acreditamos na mobilização e organização da população como fundamentais para as transformações sociais urgentes não só em nosso estado, mas no país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Últimas notícias

Apeoesp denuncia que professores em SP enfrentam demissões em massa e estudantes ficam sem aulas

Professores da rede pública estadual de São Paulo estão...

Epstein Files: arquivos expõem rede global de exploração sexual envolvendo elites

Novos documentos revelam detalhes de um esquema internacional de...

Notícias Populares: história do jornal sensacionalista é contada em livro por Osni Dias

“Pênis voador era do meu marido”, perdão pelo modo...

Tarcísio ainda está sem adversários em São Paulo

Com a aproximação do ano eleitoral, o cenário político...

Pescadores artesanais protestam contra normas que dificultam a atividade

Pescadores artesanais do litoral de São Paulo organizam um...

Topics

Epstein Files: arquivos expõem rede global de exploração sexual envolvendo elites

Novos documentos revelam detalhes de um esquema internacional de...

Tarcísio ainda está sem adversários em São Paulo

Com a aproximação do ano eleitoral, o cenário político...

Pescadores artesanais protestam contra normas que dificultam a atividade

Pescadores artesanais do litoral de São Paulo organizam um...

Profissionais da saúde de SP recebem bonificação após pressão de sindicato

Profissionais da saúde do estado de São Paulo finalmente...

Manifestação em Campinas protesta contra maus-tratos a animais e morte do cão Orelha

Ato no Parque Taquaral reunirá protetores e moradores neste...
spot_img

Related Articles