sábado, 25/10/2025
Notícias que São Paulo precisa
Imbróglio

TRE concede liminar e mantém mandato do deputado Simão Pedro

Parlamentar poderia perder a cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo devido a uma retotalização dos votos
Simão Pedro - Foto: Rodrigo Romeo / Alesp
Simão Pedro – Foto: Rodrigo Romeo / Alesp

O deputado estadual Simão Pedro (PT-SP) conseguiu uma liminar na Justiça para manter-se no cargo após a retotalização dos votos para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A medida temporária foi concedida pelo juiz Claudio Langroiva Pereira, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta segunda-feira (25).

Com esta decisão, a vereadora de Itapevi, Camila Godoi (PSB), que havia sido considerada eleita na retotalização da eleição de 2022, continua como suplente até que o mérito da ação judicial seja julgado.

Entenda o caso

Em julho deste ano (2024), o TRE-SP considerou que nas eleições de 2022 houve fraude na aplicação de cotas de mulheres nas chapas de candidatos a deputados estaduais de dois partidos hoje extintos: o PTB e o PROS. Com condenação pela fraude, as mulheres candidatas foram consideradas inelegíveis e os votos das duas chapas inteiras (homens e mulheres) foram considerados nulos. Nenhum dos dois partidos havia conseguido eleger deputados estaduais naquela eleição.

Com a anulação dos votos, o TRE determinou nova totalização dos votos. Assim, o PSB que havia eleito 3 deputados, passou a ter quatro. E a federação PT/PCdoB/PV, passou de 19 para 18.

Como Simão Pedro foi o último eleito da federação petista, ele passou a ser considerado suplente. E Camila Godoi, que era a primeira suplente do PSB, passou a ser considerada eleita.

Simão Pedro chegou a recorrer inicialmente no processo de retotalização dos votos que foi pedido pelo PSB, mas o pedido foi negado pelo presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes. O petista fez novo pedido, desta vez uma petição cível.

O juiz Claudio Langroiva Pereira entendeu que é necessário analisar o mérito da ação movida por Simão Pedro e que a perda de seu mandato poderia levar a dano irreversível.

Com a liminar, a decisão anterior pela retotalização dos votos, que seria apreciada pelo plenário do TRE, foi retirada da pauta da sessão desta segunda-feira (25).

Em suas redes sociais, Simão Pedro informou que segue diplomado e atuando como deputado estadual: “Confiamos na Justiça e na soberania do voto popular”, publicou.

O Radar Democrático procurou Camila Godoi em suas redes sociais e até o momento não conseguiu contato com ela. Se ela responder, atualizaremos esta matéria com a resposta.

 

 

Radar Democrático
Radar Democráticohttp://radardemocratico.com.br
Radar Democrático é um portal de notícias focado no estado de São Paulo. Valorizamos a democracia, a pluralidade de ideia, a diversidade étnica e cultural, e os direitos humanos. Acreditamos na mobilização e organização da população como fundamentais para as transformações sociais urgentes não só em nosso estado, mas no país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Últimas notícias

Conselho Norueguês da Paz cancela cerimônia de entrega do Prêmio a María Corina Machado

O Conselho Norueguês da Paz anunciou, nesta sexta-feira (24/10),...

Peritos criminais de SP alertam para cortes no orçamento da Polícia Técnico-Científica

O Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São...

PT e Bancada Feminista do PSOL pedem cassação de deputado Lucas Bove por violência contra ex-esposa

A bancada do PT e a deputada Paula Nunes,...

Vereadora propõe tarifa zero nos ônibus de Ribeirão Preto nos dias de Enem

A vereadora Duda Hidalgo (PT) quer a implantação de...

Cia de Achadouros apresenta espetáculo ‘Raízes’ no Acampamento Marielle Vive em Valinhos

A premiada Cia de Achadouros convida o público a...

Topics

spot_img

Related Articles