Bibo Nunes e Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução Facebook
Bibo Nunes e Jair Bolsonaro – Foto: Reprodução Facebook

Deputados do PL, com apoio do Centrão, articulam mudanças na Lei da Ficha Limpa para reduzir o tempo de inelegibilidade por crimes eleitorais de 8 para 2 anos — o que permitiria a volta de Jair Bolsonaro (PL) às urnas.

O ex-presidente foi condenado pelo TSE por abuso de poder e uso indevido da mídia ao questionar as urnas em evento oficial. Para disputar em 2026, a mudança teria que ser aprovada até outubro deste ano.

A articulação passa pelo deputado Bibo Nunes (PL-RS) que apresentou a proposta de mudança na Câmara dos Deputados. Segundo o portal de direita O Antagonista, houve um encontro no sábado (1º) entre deputados do PL e o próprio Bolsonaro para definir a estratégia, que passa por levar a demanda aos novos presidentes da Câmara (Hugo Motta) e do Senado (Davi Alcolumbre). Em dezembro do ano passado foi designado o deputado Filipe Barros (PL-PR) como relator da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara.

Enquanto isso, outros nomes começam a se movimentar, como Tarcísio de Freitas, Pablo Marçal e até Gusttavo Lima. Se a mudança não passar, Bolsonaro ainda pode apostar em seu filho Flávio ou em sua mulher Michelle como alternativa da direita na disputa presidencial.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome