sábado, 25/10/2025
Notícias que São Paulo precisa
Na mira

Por “ataque às instituições”, PSOL denuncia Tarcísio à PGR e ao STF

Parlamentares protocolaram notícias-crime contra o governador de SP, alegando articulação para anistia a Bolsonaro e afronta ao Judiciário
Carlos Giannazi: se Tarcísio não acredita na Justiça, deve acreditar em milícia - Foto: Rodrigo Costa / Alesp
Carlos Giannazi: se Tarcísio não acredita na Justiça, deve acreditar em milícia – Foto: Rodrigo Costa / Alesp

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi denunciado por obstrução de justiça e improbidade administrativa, por ter abraçado o golpe e passado a articular intensivamente pela anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A denúncia foi feita por meio de duas notícias-crime protocoladas pela deputada federal Professora Luciene Cavalcante, pelo deputado estadual Carlos Giannazi e pelo vereador da capital Celso Giannazi, todos do PSOL de São Paulo. Na Assembleia Legislativa (Alesp), Carlos Giannazi pretende convocar o governador para se explicar.

Tarcísio passou a terça e a quarta-feira desta semana em Brasília, reunindo-se com lideranças partidárias da direita e do Centrão para articular a aprovação da anistia na Câmara dos Deputados, numa clara afronta ao STF que iniciou o julgamento dos réus pela tentativa de golpe de estado em 2022/23.

Um dos documentos do PSOL foi enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR), enquanto o outro foi direcionado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). As denúncias alegam que a articulação de Tarcísio no Congresso Nacional pela aprovação da anistia é uma afronta à justiça.

Os parlamentares citam a declaração do governador ao Diário do Grande ABC: “hoje eu não posso falar que confio na Justiça”. Para eles, se trata de um “ataque às instituições do Poder Judiciário, em especial ao Supremo Tribunal Federal”, prejudicando o andamento regular da Justiça.

“Se o governador não acredita na Justiça, acredita em que? em milícia?” questionou Carlos Giannazi. O deputado lembrou que ao tomar posse, o governador jurou respeitar a constituição federal e estadual e agora vai à Brasília fazer lobby para golpistas.

No documento, os parlamentares argumentam que as ações de Tarcísio configuram crimes e “representam grave violação ao pacto federativo e ao princípio da autonomia dos entes federados, configurando-se, assim, uma improbidade administrativa. A tentativa de influenciar diretamente na política criminal e na autonomia do Judiciário evidencia abuso de poder e desrespeito às prerrogativas constitucionais, causando prejuízos à harmonia entre os poderes e à integridade do Estado Democrático de Direito”.

Convocação na Alesp

Outra ação de Carlos Giannazi é a tentativa de convocar o governador para dar explicações na Alesp. No entanto, é muito difícil que o pedido avance, já que Tarcísio tem ampla maioria no parlamento paulista. Para protocolar o pedido, Giannazi precisa de 32 assinaturas. Ele acredita que conseguirá com facilidade em torno de 25 ou 26, que é o tamanho da oposição na casa. O restante ele espera conseguir entre deputados da base insatisfeitos com o governador.

O principal motivo da insatisfação é o não pagamento de emendas ao orçamento apresentadas pelos deputados. “Há uma reclamação generalizada que ele não paga as emendas”.

Reação do STF

Por outro lado, como aponta a coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo, o Supremo Tribunal Federal (STF) já possui maioria para barrar a anistia, alegando que crimes contra o Estado Democrático de Direito são imprescritíveis e inafiançáveis.

Ministro após ministro, em julgamentos anteriores, reforçaram a impossibilidade de anistia para esse tipo de crime. A decisão do STF de barrar o indulto concedido por Bolsonaro a Daniel Silveira serve como precedente.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Últimas notícias

Peritos criminais de SP alertam para cortes no orçamento da Polícia Técnico-Científica

O Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São...

PT e Bancada Feminista do PSOL pedem cassação de deputado Lucas Bove por violência contra ex-esposa

A bancada do PT e a deputada Paula Nunes,...

Vereadora propõe tarifa zero nos ônibus de Ribeirão Preto nos dias de Enem

A vereadora Duda Hidalgo (PT) quer a implantação de...

Cia de Achadouros apresenta espetáculo ‘Raízes’ no Acampamento Marielle Vive em Valinhos

A premiada Cia de Achadouros convida o público a...

15º Congresso dos Metalúrgicos de Campinas e Região começa nesta sexta-feira

O Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região realiza...

Topics

spot_img

Related Articles