quinta-feira, 2/10/2025
Notícias que São Paulo precisa
Festival Musical

In-Edit Brasil leva documentários musicais e shows gratuitos a Piracicaba

Festival retorna à cidade com 14 filmes, debates e festas, celebrando ícones da música brasileira e internacional
Os Afro-Sambas com Vinicius de Moraes e Baden Powell.
Os Afro-Sambas com Vinicius de Moraes e Baden Powell.

O In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical retorna a Piracicaba em 2025, oferecendo uma programação gratuita e diversificada entre os dias 2 e 5 de outubro. O público poderá assistir a 14 filmes, selecionados entre os destaques da edição paulistana de junho, além de participar de shows, festas, encontros com diretores e debates.

A abertura do festival está marcada para o dia 2 de outubro no Sesc Piracicaba, com a exibição do documentário “Alma Negra, do Quilombo ao Baile”. Após a sessão, haverá uma festa com DJ Session do produtor e diretor musical BiD, conhecido por trabalhos como “Afrociberdelia”, de Chico Science & Nação Zumbi.

A programação de filmes homenageia grandes nomes da música brasileira, como Cazuza, Hyldon, Jackson do Pandeiro, Dino Franco, Os Afro-Sambas (Baden Powell e Vinicius de Moraes) e Leci Brandão. Além disso, o festival exibe um documentário internacional sobre a banda Fugazi, um ícone do punk/hardcore dos anos 90, e outros títulos que exploram a cena do Hardcore 90 e canções do cangaceiro Antonio dos Santos, o Volta Seca.

As Dores do Mundo com Hyldon
As Dores do Mundo com Hyldon

Um dos destaques é “Brasiliana – O Musical Negro Que Apresentou o Brasil ao Mundo”, do diretor Joel Zito Araújo, vencedor da edição de 2025 do In-Edit Brasil. O filme celebra a herança africana na música popular brasileira através de um espetáculo musical que rodou o mundo nas décadas de 1950 e 1960.

As exibições e atividades ocorrerão em diversos locais da cidade, incluindo o Sesc Piracicaba, o Teatro Erotides de Campos no Engenho Central, a Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, o Pavilhão de Horticultura da ESALQ-USP, o Largo dos Pescadores, o Estaiada Beira Rio e o Beco do Porto. Os ingressos, que são gratuitos, serão distribuídos com uma hora de antecedência nas bilheterias das salas, sujeitos à lotação. A programação completa pode ser acessada no site oficial do festival.

Regional Beat com Matuto SA
Regional Beat com Matuto SA

Além das projeções, o festival promove encontros com realizadores e palestras, como a do diretor, músico e pesquisador Matuto SA na ESALQ-USP, que também se apresentará em show gratuito no Largo dos Pescadores. O encerramento, no domingo, 5 de outubro, no Sesc Piracicaba, contará com a exibição de três documentários e uma festa no Beco do Porto, com a DJ Lu Nunes e a banda Rádio Rock.

O In-Edit Brasil em Piracicaba é uma realização da In Brasil Cultural, da Associação Kinoforum e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Conta com o apoio do Sesc, da Secretaria de Turismo, da Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal de Piracicaba, da Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, da USP-ESALQ e Comissão de Cultura e Extensão Universitária, do Estaiada Beira Rio e do Beco do Porto. A viabilização do festival foi possível graças a uma emenda parlamentar impositiva indicada pelo deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL).

Alma Negra, do Quilombo ao Baile, de Flávio Frederico
Alma Negra, do Quilombo ao Baile, de Flávio Frederico

Programação Completa: In-Edit Brasil 2025 – Piracicaba

QUINTA-FEIRA, 02/10

Biblioteca Municipal – 15h: “O Ano em que o Frevo Não Foi pra Rua” (71’)

Biblioteca Municipal – 16h30: “Vamembolá” (27’) + “Volta Seca a Favor do Vento” (16’)

Sesc Piracicaba – 19h: Sessão de Abertura: “Alma Negra, do Quilombo ao Baile” (107’)

Sinopse: Um mergulho na cultura afro-brasileira, explorando a trajetória da soul music e a importância dos bailes black como resistência e afirmação da identidade negra no Brasil, com direção musical de BiD.

Estaiada Beira Rio – 21h30: Festa de Abertura: DJ BiD + Baile Black


SEXTA-FEIRA, 3/10

ESALQ-USP – 15h: “Dino Franco, a Raiz do Sertanejo” (98’)

Sinopse: Retrato da trajetória de Dino Franco, um dos maiores compositores da música sertaneja raiz, produtor que impulsionou a carreira de diversos artistas do gênero.

ESALQ-USP – 17h: “Regional Beat: Uma Antena Parabólica Fincada na Terra Vermelha” (63’)

Sinopse: O artista Matuto S.A. explora a fusão da música caipira e do hip-hop, criando um movimento estético que se estende para além da música, com depoimentos de nomes como DJ Kl Jay e Criolo.

ESALQ-USP – 18h15: Palestra: Matuto SA

ESALQ-USP – 19h30: “As Dores do Mundo, Hyldon” (90’)

Sinopse: Acompanha Hyldon, grande nome da soul music brasileira, por sua infância e juventude, recontando sua história até a gravação de “Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda”.

Largo dos Pescadores – 20h30: Show: Matuto SA – Regional Beat


SÁBADO, 4/10

ESALQ-USP – 15h: “Leci” (70’)

Sinopse: Documentário sobre Leci Brandão, sambista e deputada, destacando sua luta por diversidade e justiça social ao longo de 80 anos de vida e 50 de carreira.

ESALQ-USP – 17h: “Hardcore 90” (91’)

Sinopse: Explora a geração potente e politizada do punk/hardcore brasileiro dos anos 90, que trouxe novas vertentes e talentos para o cenário musical.

Teatro Erotides de Campos – Engenho Central – 17h: “Cazuza: Boas Novas” (91’)

Sinopse: Conta a história de Cazuza após o diagnóstico de AIDS em 1987, sua recuperação e o lançamento de três álbuns e mais de 40 shows, com depoimentos de Ney Matogrosso, Gilberto Gil e Frejat.

Teatro Erotides de Campos – Engenho Central – 19h: “Jackson – Na Batida do Pandeiro” (97’)

Sinopse: A vida e carreira de Jackson do Pandeiro, cuja originalidade rítmica influenciou gerações, com depoimentos inéditos e raras imagens de arquivo.


DOMINGO, 5/10

Sesc Piracicaba – 11h: “Brasiliana – O Musical Negro que Apresentou o Brasil ao Mundo” (83’)

Sinopse: Narra a história do musical “Brasiliana”, criado por Haroldo Costa em 1956, que levou a cultura afro-brasileira a mais de 30 países, com destaque para a bailarina Mercedes Baptista.

Sesc Piracicaba – 14h: “Os Afro-Sambas, o Brasil de Baden e Vinicius” (93’)

Sinopse: Mergulha no processo de criação do álbum de 1966 “Os Afro-Sambas”, parceria icônica de Baden Powell e Vinicius de Moraes, reafirmando sua importância cultural.

Sesc Piracicaba – 16h: “We Are Fugazi, from Washington DC” (96’)

Sinopse: Documenta os momentos mais intensos da banda Fugazi em cena, com imagens raras de apresentações e entrevistas, mostrando a energia e comunhão entre banda e público.

Beco do Porto – 20h: Festa de Encerramento: DJ Lu Nunes + Banda Rádio Rock


Curtas em exibição

  • “Vamembolá” (27’): Apresenta depoimentos de Chico Antônio, embolador de coco, sobre seu encontro com Mário de Andrade em 1928, com remixes contemporâneos de suas emboladas.
  • “Volta Seca A Favor Do Vento – Cantigas De Lampião” (16’): Explora as canções “Acorda Maria Bonita” e “Mulher Rendeira”, de autoria de Antonio dos Santos, o “Volta Seca”, o mais jovem cangaceiro do bando de Lampião.
https://br.in-edit.org/
Radar Democrático
Radar Democráticohttp://radardemocratico.com.br
Radar Democrático é um portal de notícias focado no estado de São Paulo. Valorizamos a democracia, a pluralidade de ideia, a diversidade étnica e cultural, e os direitos humanos. Acreditamos na mobilização e organização da população como fundamentais para as transformações sociais urgentes não só em nosso estado, mas no país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Hot this week

TCE encontra alimentos vencidos e até plástico em carne moída na merenda de escolas de SP

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo...

Campinas sedia a 2ª Feira da Reforma Agrária neste final de semana com shows e debates

Campinas sedia a II Feira da Reforma Agrária Neusa...

Com aprovação da isenção do imposto de renda, governo Lula beneficia milhões de paulistas

A isenção do Imposto de Renda para pessoas com...

Negacionismo científico e crise institucional: o desafio da democracia

Por Márcio Moretto RibeiroEstive na semana passada na Adunicamp...

Deputado Lucas Bove é indiciado pela polícia civil por violência psicológica e ameaça

O deputado estadual por São Paulo, Lucas Bove (PL),...

Topics

spot_img

Related Articles