O deputado estadual Emídio de Souza (PT) ironizou a medida do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) de subsidiar concessionárias de rodovias após o recuo na instalação de novas praças de pedágio. A crítica faz referência à reportagem que revela que o governo paulista estuda como compensar a arrecadação perdida com a retirada de ao menos 13 pórticos de pedágios free flow nas estradas estaduais.
“O governador Tarcísio é mesmo um gestor inovador”, afirmou o deputado em vídeo nas redes sociais. “Ele acaba de criar uma ideia que passaria pela mente de poucas pessoas no país. Ele criou o pedágio home office.” O deputado explica porque batizou assim a nova forma de remunerar as concessionárias de rodovias: “você vai pagar pedágio mesmo sem sair de casa, mesmo sem utilizar a estrada, mesmo sem sair para lugar nenhum e mesmo que você nem tenha carro”.
Reação à pressão popular
Em seu pronunciamento, Emídio de Souza lembrou que Tarcísio anunciou a instalação de dezenas de novos pedágios nas rodovias paulistas, mas recuou em algumas regiões após a reação da opinião pública. “Só que ele já tinha prometido o dinheirinho no bolso de quem comprou as estradas paulistas. E agora ele tem que entregar”, criticou.
O deputado petista atacou a solução encontrada pelo governo Tarcísio para cumprir o acordo com as concessionárias. “Qual foi a grande solução dele? Foi subsidiar os pedágios, tirar dinheiro do orçamento do estado que poderia servir para segurança, educação, saúde, assistência, e pagar as empresas que compraram os estados de São Paulo”, questionou.
Emídio de Souza ressaltou que o dinheiro para subsidiar as empresas sairá do bolso do cidadão, “para pagar empresários que acham que vão faturar pouco com o pedágio, menos do que o Tarcísio tinha prometido.” O deputado finaliza o vídeo com ironia: “É notável a criatividade desse governador. É o pedágio home office. Olha que governador criativo.”
A declaração do deputado ocorre depois que Tarcísio retirou cancelou pórticos de pedágios, mas manteve o pagamento às empresas em algumas rodovias, incluindo a Raposo Tavares e a Padre Manoel da Nóbrega. A Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) estuda a redistribuição de tarifas (encarecendo alguns pontos) e o pagamento de subsídios como alternativas para garantir o “equilíbrio econômico-financeiro” dos contratos.

