
A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) consegue dialogar com o mundo todo, mas tem dificuldades em se aproximar da comunidade no seu entorno. Este foi um dos pontos abordados na entrevista com os professores Cesinha (Paulo César Montagner) e Coelho, candidatos a reitor e vice-reitor.
A eleição para a escolha do próximo reitor ou reitora da Unicamp está marcada para os dias 11 e 12 de março, o primeiro turno, e para os dias 25 e 26 de março um eventual segundo turno. A Unicamp é uma das maiores universidades públicas do Brasil. Com campi nas cidades de Campinas, Limeira e Piracicaba, teve em 2024 um orçamento de 3,5 bilhões de reais.
A Universidade tem cerca de 21 mil alunos matriculados na graduação, 16 mil alunos matriculados na pós-graduação e 3 mil matriculados no ensino médio técnico. Esses números fazem da Unicamp maior que muitas cidades brasileiras.
Além disso, a Unicamp é reconhecida mundialmente pelo seu grande desempenho em desenvolvimento tecnológico, que só faz sentido quando está indissociado da inclusão ou desenvolvimento social. Esse foi outro ponto fundamental do diálogo do Radar com os reitoráveis.
Em outro momento da entrevista foi questionado aos reitoráveis sobre suas propostas para a participação da Unicamp na COP30, que será realizada no Brasil este ano. A entrevista foi finalizada com um diálogo sobre as propostas dos reitoráveis para ampliar a comunicação da Universidade com a sociedade externa à universidade.
Assista, comente e curta a entrevista. Com isso, você ajuda o Radar a se consolidar como meio de comunicação progressista e em defesa da democracia.