sexta-feira, 25/07/2025
Notícias que São Paulo precisa
Ameaça à Ciência Paulista

Alesp debate ameaça a pesquisadores científicos com projeto de lei do governo Tarcísio

Audiência pública na Alesp discute os impactos negativos do PLC 09/2025, que extingue a carreira de pesquisador científico no estado, colocando em risco o futuro da ciência e do desenvolvimento tecnológico
Helena Dutra Lutgens, presidente da APqC, em defesa da pesquisa paulista. – Foto: Rodrigo Romeo/Alesp
Helena Dutra Lutgens, presidente da APqC, em defesa da pesquisa paulista. – Foto: Rodrigo Romeo/Alesp

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) sediou uma audiência pública de para debater o futuro da ciência e da pesquisa no estado. A iniciativa, proposta pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL), reuniu diversas entidades e pesquisadores para discutir o impacto do Projeto de Lei Complementar (PLC) 09/2025, de autoria do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O PLC 09/2025 propõe a extinção da carreira de Pesquisador Científico do Estado de São Paulo, uma medida que, segundo os participantes da audiência, representa uma séria ameaça ao desenvolvimento tecnológico, à proteção ambiental e à própria estrutura da pesquisa paulista. A mobilização em torno do tema reflete a preocupação com o desmonte de uma área vital para o avanço da sociedade.

Audiência Pública em defesa da pesquisa paulista. – Foto: Rodrigo Romeo/Alesp
Audiência Pública em defesa da pesquisa paulista. – Foto: Rodrigo Romeo/Alesp

Durante o debate, a presidente da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), Helena Dutra Lutgens, enfatizou a urgência de retirar o projeto de pauta. Lutgens destacou que a aprovação do PLC comprometeria irremediavelmente a capacidade do estado em gerar conhecimento e inovação, com consequências diretas para a qualidade de vida da população.

A APqC está em batalha com o governo Tarcísio em outra frente: a venda de fazendas experimentais no Estado. A associação já conseguiu atrasar o andamento da proposta conseguindo na Justiça a suspensão de uma audiência pública chamada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento para tratar do assunto.

O deputado Carlos Giannazi reforçou seu apoio à causa da ciência paulista e à valorização dos pesquisadores públicos, criticando a proposta do governo. A audiência serviu como um espaço para que a comunidade científica e a sociedade civil organizada expressassem suas preocupações e articulassem estratégias para barrar o que consideram um retrocesso.

Deputado Carlos Giannazi - Foto: Rodrigo Romeo/Alesp
Deputado Carlos Giannazi – Foto: Rodrigo Romeo/Alesp

Representantes de instituições como a Academia Brasileira de Ciências (ABC) também já se manifestaram, pedindo que o governador reconsidere o envio do PLC 09/2025 à Alesp. A comunidade científica alerta para os riscos de se desvalorizar o trabalho de pesquisadores que atuam em áreas estratégicas para o estado.

A APqC e outras entidades envolvidas na defesa da pesquisa científica prometem manter a articulação com parlamentares e a sociedade civil, buscando conscientizar sobre os prejuízos que a extinção da carreira de pesquisador científico pode causar a São Paulo e ao Brasil.

—-

* Conteúdo produzido com auxílio de inteligência artificial, posteriormente revisado e checado pela equipe do Radar Democrático.

Fonte:
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e APqC
https://www.al.sp.gov.br/noticia/?30/05/2025/audiencia-publica-discute-impacto-de-projeto-de-lei-sobre-a-carreira-de-pesquisador-cientifico
Radar Democrático
Radar Democráticohttp://radardemocratico.com.br
Radar Democrático é um portal de notícias focado no estado de São Paulo. Valorizamos a democracia, a pluralidade de ideia, a diversidade étnica e cultural, e os direitos humanos. Acreditamos na mobilização e organização da população como fundamentais para as transformações sociais urgentes não só em nosso estado, mas no país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Hot this week

São Paulo preenche menos de 50% das cotas para pessoas com deficiência após 34 anos de lei

Ao completar 34 anos de existência, a Lei nº 8.213,...

Sob pressão, Tarcísio recua da implantação de pedágios em rodovias paulistas

Após pressão, o governador de São Paulo, Tarcísio de...

Justiça suspende contratação de PMs da reserva para escolas cívico-militares de SP

A Justiça de São Paulo suspendeu o edital que...

Tarcísio defende Bolsonaro e questiona democracia: não haverá paz social sem eleições livres

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),...

Bolsonaro com tornozeleira: hora de relembrar também dos atos contra a saúde pública na pandemia

Por Fabio AlvesA ação do Supremo Tribunal Federal (STF)...

Topics

spot_img

Related Articles