sexta-feira, 25/07/2025
Notícias que São Paulo precisa
Política

Silêncio de Tarcísio sobre Bolsonaro: estratégia ou covardia?

Após episódio da taxação, governador de São Paulo evita comentar pedido de condenação e agora o uso de tornozeleira eletrônica do ex-presidente
Bolsonaro e Tarcísio: fidelidade abalada pelo silêncio - Foto: José Cruz/Agência Brasil
Bolsonaro e Tarcísio: fidelidade abalada pelo silêncio – Foto: José Cruz/Agência Brasil

As redes sociais estão a mil com a colocação de tornozeleira eletrônica no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), mantém-se em silêncio sobre seu padrinho há alguns dias. Mesmo após o pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) de condenação e prisão de Jair Bolsonaro (PL) por 43 anos, Tarcísio preferiu ficar “pianinho”.

A Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira (18) mandados de busca e apreensão na casa de Bolsonaro e na sede do PL, resultando na determinação de medidas cautelares como o uso de tornozeleira eletrônica, restrições de comunicação e proibição de contato com outros réus. A PF apreendeu ainda 14 mil dólares e um pen drive na residência do ex-presidente.

A postura do governador, que já defendeu Bolsonaro em episódios anteriores, como na disputa sobre a taxação de produtos brasileiros por Donald Trump, aumenta as dúvidas sobre seu futuro político e seu alinhamento com o bolsonarismo.

A atual omissão mostra que Tarcísio está em um momento muito difícil para se equilibrar na corda bamba da extrema-direita e não cair na lama que antes gostava de ficar. No episódio da taxação de Trump, depois de defender Bolsonaro, Tarcísio precisou fingir ser negociador em defesa dos interesses paulistas e entrou em rota de colisão com Eduardo Bolsonaro.

A cautela atual sugere uma tentativa de distanciamento das polêmicas envolvendo Bolsonaro, especialmente em um momento em que condenação e prisão se aproximam.

O futuro de Tarcísio sem Bolsonaro

O silêncio em relação a Bolsonaro traz à tona uma pergunta: o que será de Tarcísio sem Bolsonaro? A dependência política do governador em relação ao ex-presidente é notória, e sua trajetória política foi impulsionada pelo apoio do bolsonarismo.

O silêncio de Tarcísio pode ser estratégico, visando minimizar os danos à sua imagem e evitar associação com as acusações contra Bolsonaro. Mas pode ser também covardia. Se o silêncio continuar, Tarcísio conseguirá manter o apoio da fiel e radicalizada base bolsonarista? Ou, caso venha a se posicionar, a falsa imagem de moderado que tentar construir, vai ruir de vez?

Radar Democrático
Radar Democráticohttp://radardemocratico.com.br
Radar Democrático é um portal de notícias focado no estado de São Paulo. Valorizamos a democracia, a pluralidade de ideia, a diversidade étnica e cultural, e os direitos humanos. Acreditamos na mobilização e organização da população como fundamentais para as transformações sociais urgentes não só em nosso estado, mas no país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Hot this week

São Paulo preenche menos de 50% das cotas para pessoas com deficiência após 34 anos de lei

Ao completar 34 anos de existência, a Lei nº 8.213,...

Sob pressão, Tarcísio recua da implantação de pedágios em rodovias paulistas

Após pressão, o governador de São Paulo, Tarcísio de...

Justiça suspende contratação de PMs da reserva para escolas cívico-militares de SP

A Justiça de São Paulo suspendeu o edital que...

Tarcísio defende Bolsonaro e questiona democracia: não haverá paz social sem eleições livres

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),...

Bolsonaro com tornozeleira: hora de relembrar também dos atos contra a saúde pública na pandemia

Por Fabio AlvesA ação do Supremo Tribunal Federal (STF)...

Topics

spot_img

Related Articles