quinta-feira, 7/08/2025
Notícias que São Paulo precisa
Violência Policial

Parlamentares denunciam execução de morador de rua por PMs a órgãos de direitos humanos

Jeferson de Souza foi morto com três tiros de fuzil na cabeça e no tórax quando estava rendido por dois PMs
Jeferson de Souza estava rendido e chorando antes de ser executado - Foto: Reprodução / Metrópoles
Jeferson de Souza estava rendido e chorando antes de ser executado – Foto: Reprodução / Metrópoles

Por Nara Lacerda, do Brasil de Fato

A deputada federal Erika Hilton e a vereadora Amanda Paschoal, ambas do PSOL, acionaram o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e o Comitê Intersetorial da Política Municipal para a População em Situação de Rua (Ciamp-Rua) para denunciar o assassinato de Jeferson de Souza. Morador de rua, ele foi morto por policiais militares (PMs) no Centro de São Paulo, no último dia 13 de junho.

Protocolado nesta quarta-feira (6), o ofício solicita providências urgentes diante do que classifica como uma execução sumária. As parlamentares exigem que os órgãos acompanhem a investigação do caso, cobrem a responsabilização dos agentes envolvidos e a implementação de medidas preventivas contra a violência policial.

O crime contra Jeferson de Souza ocorreu nas imediações do viaduto 25 de Março, na capital paulista. O jovem de 23 anos, foi rendido pela polícia, estava desarmado e chorava muito, visivelmente em pânico. Ele foi alvejado por três tiros na cabeça e no tórax.

A versão dos policiais de que a vítima tentou desarmá-los foi desmentida pelas gravações das câmaras corporais. “As imagens das câmeras corporais dos próprios policiais, amplamente divulgadas pela mídia, evidenciam que o senhor Jeferson não apresentou qualquer forma de reação ou resistência que justificasse tal nível de violência, tendo sido alvejado com três disparos de fuzil, caracterizando-se, portanto, uma execução sumária”, diz o ofício.

Na gravação de uma das câmeras corporais, o soldado Danilo Gehrinh tenta bloquear a lente no momento da execução. Já a câmera do 1º tenente Allan Wallace dos Santos Moreira, que efetuou os disparos, não estava em funcionamento.

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) recebeu a denúncia e o caso segue sob investigação. Os dois policiais envolvidos, o soldado Danilo Gehrinh e o 1º tenente Allan Wallace dos Santos Moreira, estão presos preventivamente desde 22 de julho, por decisão da 4ª Vara do Júri. Jeferson foi levado com vida à Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo o promotor Enzo de Almeida, os agentes agiram “por mero sadismo e de modo a revelar absoluto desprezo pelo ser humano”.

Em nota, a Polícia Militar de São Paulo repudiou a conduta dos policiais e afirmou que o caso é investigado pela Corregedoria da instituição. As parlamentares ressaltam que o caso não é isolado e alertam para uma escalada da violência institucional contra pessoas em situação de rua em São Paulo. “Diversos episódios de tentativa de expulsão, abordagens violentas e até de organização de grupos justiceiros, como na região do Tremembé, formando um contexto extremamente perigoso de violência para com esse grupo vulnerabilizado”, alertam no documento.

O texto relembra o Massacre da Sé, ocorrido em 2004, que resultou na morte de sete pessoas em situação de rua, e denuncia a continuidade de práticas de violência e negligência institucional. Ele também cita a sanção da Lei nº 15.187/2025, que institui o Dia da Luta da População em Situação de Rua e reforça a necessidade de proteção dessa população.

No ano de 2024, houve registro de aumento de 83,8% na letalidade da PM paulista entre 2023 e 2024, com 649 mortes causadas por policiais em serviço, segundo o 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Dados do Anuário apontam para um “processo de milicianização das forças de segurança” e alertam para o uso ilegítimo da força.

Fonte:
Brasil de Fato
https://www.brasildefato.com.br/2025/08/06/parlamentares-denunciam-execucao-de-morador-de-rua-por-pms-a-orgaos-de-direitos-humanos/
Radar Democrático
Radar Democráticohttp://radardemocratico.com.br
Radar Democrático é um portal de notícias focado no estado de São Paulo. Valorizamos a democracia, a pluralidade de ideia, a diversidade étnica e cultural, e os direitos humanos. Acreditamos na mobilização e organização da população como fundamentais para as transformações sociais urgentes não só em nosso estado, mas no país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Hot this week

Bolsonaro pode ser acusado de crime de morte por sua gestão na pandemia?

Por Fabio AlvesNos marcos do Estado Democrático de Direito,...

Unicamp aprova moção pelo fim do genocídio em Gaza

O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou uma moção...

Movimentos sociais criticam projeto de reestruturação da Defensoria Pública de São Paulo

A autonomia e independência dos defensores públicos de São...

Tarcísio questiona prisão domiciliar de Bolsonaro e oposição responde: mentiroso e não conhece SP

Deputados da oposição na Assembleia Legislativa de São Paulo...

PF apreende celulares de Bolsonaro após decisão de Moraes

A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão...

Topics

Bolsonaro pode ser acusado de crime de morte por sua gestão na pandemia?

Por Fabio AlvesNos marcos do Estado Democrático de Direito,...

Unicamp aprova moção pelo fim do genocídio em Gaza

O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou uma moção...

PF apreende celulares de Bolsonaro após decisão de Moraes

A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão...

Alexandre de Moraes determina prisão domiciliar de Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...

Ao apoiar Trump, Tarcísio caiu na armadilha que ele mesmo montou, diz sociólogo

O sociólogo, professor universitário e ex-diretor técnico do Dieese,...
spot_img

Related Articles