quinta-feira, 2/10/2025
Notícias que São Paulo precisa
Economia

Tarifaço de Trump trouxe preocupação aos trabalhadores com economia e emprego, alerta sindicalista

Leandro Soares, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, critica postura do governador Tarcísio e defende os BRICS em entrevista ao Radar Democrático
Imagem destacada da notícia
Legenda da imagem destacada (temporária)

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Leandro Soares, ressaltou a apreensão dos trabalhadores com os impactos do tarifaço de Donald Trump nos empregos e salários. A preocupação com a economia e os empregos em São Paulo, estado que seria um dos mais afetados pelas medidas, foi o foco da entrevista de Leandro ao Radar Democrático.

“Essa questão do tarifácio, a princípio, trouxe realmente uma preocupação muito grande para os trabalhadores porque eles não sabiam o que poderia impactar ou não”, afirmou Soares, demonstrando a incerteza que paira sobre a classe trabalhadora.

Soares destacou a importância do diálogo com os trabalhadores e a disponibilidade do sindicato para negociar e buscar soluções. “O sindicato está à disposição de negociar. Sentar para conversar e discutir a realidade de cada empresa.”

Veja a entrevista de Leandro Soares na íntegra

Retaliação aos Brics

Para o sindicalista, a tarifação imposta por Trump é uma estratégia política contra o Brasil. Ele acredita que a real motivação por trás da medida é a ameaça representada pelo BRICS e a possibilidade de uso de outra moeda nas transações comerciais internacionais. “A ameaça que o BRICS leva aos Estados Unidos com a questão de uma moeda alternativa ao dólar, que é a grande motivação do Trump, é justamente o ataque ao BRICS e pega o Brasil para Cristo”, declarou.

O presidente do sindicato ressaltou a importância do BRICS e a diversificação dos parceiros comerciais do Brasil como forma de reduzir a dependência dos Estados Unidos. Ele mencionou a abertura de novos mercados durante o governo Lula e a necessidade de o Brasil investir em relações comerciais estratégicas com outros países, como a China. “O presidente Lula abriu mais de 380 mercados depois que voltou a ser presidente.”, afirmou.

Soares defendeu a reciprocidade na relação Brasil-China, com foco em investimentos e geração de empregos. “pô, nós somos importantes para vocês, mas vocês também são importantes para nós. De que forma? Fazendo com que a China invista em indústria aqui e gere emprego aqui também.”

Mobilização política

O sindicalista enfatizou a importância da luta dos trabalhadores e a necessidade de representatividade política. “O trabalhador hoje ele consegue enxergar através das nossas lutas, das nossas pautas, das nossas bandeiras a necessidade de nós termos representantes dos trabalhadores”, disse.

Ele também criticou a atuação de políticos no Congresso Nacional que, segundo ele, legislam em causa própria, desconsiderando os interesses da população e do país. “Inclusive, boa parte desses deputados de PL, PSL, e o próprio Centrão mesmo, legislam hoje em benefício de causa própria […]. Então, é uma forma de defender os interesses deles, não os interesses do povo brasileiro […].”

Comunicação com os trabalhadores

Soares reconheceu os desafios da esquerda em se comunicar com a juventude e a necessidade de utilizar novas ferramentas, como o WhatsApp, para dialogar com os trabalhadores. “Hoje, o WhatsApp é a principal ferramenta que nós temos de comunicação e não tem jeito, a gente precisa se apropriar disso.”

Ele também defendeu a importância de disputar a narrativa com grupos conservadores e igrejas pentecostais. “A gente precisa disputar a narrativa com as igrejas pentecostais a gente precisa discutir a narrativa com essa direita que inclusive se usa do oportuno e da mentira”, afirmou.

O sindicalista ainda fez uma autocrítica à esquerda, afirmando que é preciso ouvir mais a base. “Eu entendo que a esquerda precisa ouvir mais… A gente não ouve, a gente só quer impor o que a gente entende que é importante.”

Soares mencionou a criação do movimento suprapartidário “Somos Mais” em Sorocaba, que busca agregar pessoas que defendem a democracia, políticas públicas e os direitos dos trabalhadores. “em Sorocaba nós criamos o movimento Somos Mais. É um movimento suprapartidário, que todo mundo que defende a democracia […] podem vir e somar.”

Omissão de Tarcísio

O presidente do sindicato criticou a gestão do governador Tarcísio de Freitas, acusando-o de vender as riquezas do estado e de não dialogar com a população. “O Tarcísio não tem construído nada de bom para o Estado. Muito pelo contrário, tem vendido todas as riquezas do Estado mais rico do nosso país.”

Ele também criticou a implementação de pedágios (free flows) na região de Sorocaba. “O presente que ele levou para Sorocaba e região foram 23 free flows ou seja, é o pedágio”, ironizou.

Radar Democrático
Radar Democráticohttp://radardemocratico.com.br
Radar Democrático é um portal de notícias focado no estado de São Paulo. Valorizamos a democracia, a pluralidade de ideia, a diversidade étnica e cultural, e os direitos humanos. Acreditamos na mobilização e organização da população como fundamentais para as transformações sociais urgentes não só em nosso estado, mas no país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Hot this week

Negacionismo científico e crise institucional: o desafio da democracia

Por Márcio Moretto RibeiroEstive na semana passada na Adunicamp...

Deputado Lucas Bove é indiciado pela polícia civil por violência psicológica e ameaça

O deputado estadual por São Paulo, Lucas Bove (PL),...

Israel intercepta flotilha humanitária a Gaza com brasileiros a bordo

A Marinha de Israel interceptou, nesta quarta-feira (1º), a...

Governo federal anuncia ações contra intoxicação por metanol e Tarcísio improvisa coletiva de imprensa

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),...

USP promove Feira de Profissões online e gratuita; lives e podcasts apresentarão 183 cursos

A Feira USP e as Profissões 2025 acontece de...

Topics

Negacionismo científico e crise institucional: o desafio da democracia

Por Márcio Moretto RibeiroEstive na semana passada na Adunicamp...

Israel intercepta flotilha humanitária a Gaza com brasileiros a bordo

A Marinha de Israel interceptou, nesta quarta-feira (1º), a...

Por que defender as universidades e institutos públicos de pesquisa

Por Comunicação AdunicampAs universidades e institutos públicos de pesquisa,...

Tarcísio “esconde” visita a Bolsonaro na agenda oficial de governador

Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi a Brasília nesta segunda-feira...
spot_img

Related Articles