quarta-feira, 1/10/2025
Notícias que São Paulo precisa
Cultura Periférica

FELIZS 2025: Memória e Resistência em Feira Literária da Zona Sul

Evento gratuito homenageia Ana Dias e reúne nomes da literatura popular
Sheila Signário / Felizs
Foto: Sheila Signário / Felizs

Legenda da imagem destacada (temporária)

A 11ª edição da FELIZS – Feira Literária da Zona Sul – celebrará a memória e a resistência popular com uma programação literária gratuita na Zona Sul de São Paulo, entre 19 e 27 de setembro de 2025. O evento, que se consolidou como um marco no calendário cultural paulistano, prestará uma homenagem especial à ativista e educadora popular Ana Dias e contará com a presença de nomes como Lilia Guerra e Cidinha da Silva.

Nascida do desejo de valorizar artistas e escritores da periferia da Zona Sul, a feira adota a literatura como linguagem central para promover um intenso intercâmbio cultural. Com o tema “Memória e resistência: a luta não é pra hoje é para sempre”, a edição de 2025 fará uma “mulheragem” a Ana Dias, figura emblemática de resistência popular. Ana é viúva de Santo Dias, líder operário assassinado em 1979 durante a ditadura militar em um piquete em Santo Amaro.

Após o assassinato do marido, Ana assumiu o compromisso de manter viva sua memória e luta. Militante nas Comunidades Eclesiais de Base, ela e Santo Dias migraram do interior para o Jardim Ângela no final dos anos 1960, engajando-se ativamente nas causas dos trabalhadores. Ana fortaleceu sua atuação política ao lado de outras mulheres, organizando clubes de mães, como o de Santa Margarida, e participando do Movimento do Custo de Vida, que combatia as políticas econômicas da ditadura.

“Mesmo alvo de ameaças, manteve-se firme, afirmando a importância da luta coletiva e da memória, por isso a nossa escolha e mulheragem”, frisa Silvia Tavares, educadora e produtora da Felizs. Atualmente, Ana Dias permanece atuante no Comitê Santo Dias, ao lado dos filhos Luciana e Santo Filho, promovendo atos públicos no local onde o marido foi tragicamente morto.

O objetivo da FELIZS nesta edição é estabelecer conexões entre a experiência do período ditatorial e os desafios atuais enfrentados pelas periferias, fomentando a reflexão sobre a contínua batalha por direitos e visibilidade. Diane Padial, idealizadora da feira, destaca que “eventos como a FELIZS, que dão visibilidade para autores independentes expressarem suas questões, são de suma importância para a literatura nacional, pois trazem um panorama alternativo e inclusivo”.

Programação da FELIZS

A programação foi elaborada para valorizar todos os artistas e incluirá saraus, encontros com autores, shows, performances, conversas literárias e oficinas. Entre os nomes confirmados estão a própria Dona Ana Dias, Bel Santos Mayer, Lilia Guerra, Cidinha da Silva, Jennyfer Nascimento e Marcelino Freire.

A parte musical contará com shows de Lenna Bahule com Ermi Panzo, Grupo Cupuaçu, Jonatas Petróleo, Grupo Candearte, Bloco Afro É Di Santo, Victor da Trindade e Geraldo Magela. O tradicional Sarau do Binho terá uma apresentação adicional no Museu da Língua Portuguesa.

Uma das iniciativas mais impactantes da FELIZS é a Moeda Literária, criada em 2018. Este projeto destina recursos para que estudantes e professores de escolas públicas, além de mediadores de leitura, possam adquirir livros diretamente dos expositores durante a feira. “Conseguir oferecer esse benefício, fortalece a produção e difusão de obras literárias”, explica Suzi Soares, produtora e curadora da Felizs. Em 2024, R$30 mil em Moedas Literárias circularam no evento, e a meta para 2025 é alcançar R$40 mil, impulsionando a economia criativa local. A campanha para arrecadação está aberta na plataforma Benfeitoria.

Considerada uma das feiras literárias periféricas precursoras no país, a FELIZS tem sido inspiração para a criação de eventos similares e influenciado políticas públicas para o setor. A feira espera receber 10 mil pessoas, reunindo cerca de 60 expositores de livros e 26 expositores de artesanato e gastronomia.

O evento é patrocinado pelo Itaú, via Lei Rouanet, e conta com o apoio de instituições como Sesc, Fundação Tide Setubal, PMLLB, Câmara Periférica do Livro e Fábricas de Cultura.

Radar Democrático
Radar Democráticohttp://radardemocratico.com.br
Radar Democrático é um portal de notícias focado no estado de São Paulo. Valorizamos a democracia, a pluralidade de ideia, a diversidade étnica e cultural, e os direitos humanos. Acreditamos na mobilização e organização da população como fundamentais para as transformações sociais urgentes não só em nosso estado, mas no país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Hot this week

Governo federal anuncia ações contra intoxicação por metanol e Tarcísio improvisa coletiva de imprensa

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),...

USP promove Feira de Profissões online e gratuita; lives e podcasts apresentarão 183 cursos

A Feira USP e as Profissões 2025 acontece de...

Por que defender as universidades e institutos públicos de pesquisa

Por Comunicação AdunicampAs universidades e institutos públicos de pesquisa,...

Tarcísio “esconde” visita a Bolsonaro na agenda oficial de governador

Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi a Brasília nesta segunda-feira...

Greve na saúde de SP: sem respostas do governo, servidores paralisam por 48h a partir de quarta-feira

Os servidores estaduais da saúde de São Paulo farão...

Topics

Por que defender as universidades e institutos públicos de pesquisa

Por Comunicação AdunicampAs universidades e institutos públicos de pesquisa,...

Tarcísio “esconde” visita a Bolsonaro na agenda oficial de governador

Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi a Brasília nesta segunda-feira...

Negacionismo da ciência: projeto político ameaça a pesquisa pública em São Paulo

Por Comunicação AdunicampO negacionismo da ciência e das universidades...

Espaços da USP debatem crise climática na 19ª Primavera dos Museus

A crise climática deixou de ser uma ameaça futura...

Toffoli anula condenação de João Vaccari Neto da Lava Jato

A inocência de João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do Partido...
spot_img

Related Articles