
Por Paulo Salvador
O pesquisador do mundo da internet, o professor Sérgio Amadeu da Silveira, lançou seu mais recente trabalho num livro com o título “As big techs e a guerra total: o complexo militar-industrializado-dataficado”. O professor investiga a economia de dados e suas principais organizações, as big techs, e o livro expõe as alianças estratégicas da Google, Amazon, Microsoft, Oracle e Palantir com Estados para fornecem às Forças Armadas não só infraestrutura digital e dados para mapear populações inteiras, mas também sistemas de IA capazes de definir alvos com base em estatísticas e modelos matemáticos. Que o digam o modelo de guerra adotado por Israel contra a Palestina, Síria, Irã e Libano.
A construção dos mega datas centers, a captura e processamento de infinitos dados transformaram as empresas de tecnologia no cérebro dos movimentos políticos, culturais e de consumo no mundo, ditando o dia a dia das pessoas. Agora, tornaram os quarteis generais do completo militar. São três capítulos com o poderio das plataformas em processamento de dados em escala mundial, de como esse modelo de negócio realiza contratos bilionários.
Com 138 páginas, publicado pela Editora Hedra, e 101 referências bibliográficas, o ensaio registra ainda uma brutal transformação ética e operacional da guerra nessa junção e uso da internet para matar dentro do espírito da guerra total, também detalhado pelo autor, com elevação do conflito ao potencial máximo de destruição. Em última palavra, as plataformas estão a serviço do que o autor chama de complexo militar-industrial-dataficado, são máquinas de guerra.

Paulo Salvador é jornalista e presidente da TVT News.
* O Radar Democrático publica artigos de opinião de autores convidados para estimular o debate.