sábado, 25/10/2025
Notícias que São Paulo precisa
Internacional

Conselho Norueguês da Paz cancela cerimônia de entrega do Prêmio a María Corina Machado

Decisão ocorre por acreditarem que oposicionista venezuelana não se alinha aos princípios de diálogo e não violência
Corina: ganhou o Nobel da Paz, mas não o reconhecimento. Foto: RS/via Fotos Publicas
Corina: ganhou o Nobel da Paz, mas não o reconhecimento. Foto: RS/via Fotos Publicas

O Conselho Norueguês da Paz anunciou, nesta sexta-feira (24/10), que não realizará a cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz 2025 para María Corina Machado, líder da oposição venezuelana. A informação é do Opera Mundi que explica ainda que a decisão foi tomada após um processo de consulta entre as 17 organizações membros do conselho.

Segundo o comunicado, a medida se justifica pelo fato de o conselho não considerar que “a vencedora do Prêmio da Paz deste ano esteja alinhada com os valores do Conselho Norueguês da Paz ou de nossas organizações-membro”. Eline Lorentzen, presidente do conselho, classificou a decisão como “difícil, mas necessária”, ressaltando o respeito pelo Comitê Nobel e pelo Prêmio Nobel da Paz como instituição.

“Temos grande respeito pelo Comitê Nobel e pelo Prêmio Nobel da Paz como instituição, mas, como organização, também devemos ser fiéis aos nossos próprios princípios e ao amplo movimento pela paz que representamos”, afirmou Lorentzen.

O Comitê Norueguês do Nobel havia anunciado a premiação de Corina em 10 de outubro, justificando a escolha pelo “trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos do povo venezuelano e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.

“O Conselho Norueguês da Paz continuará seu trabalho pela paz, desarmamento, diálogo e resolução de conflitos por meio de métodos não violentos”, declarou Lorentzen, acrescentando “esperar destacar futuros prêmios da paz que reflitam esses valores”.

A líder oposicionista, por sua vez, agradeceu a indicação, afirmando estar “honrada” em receber o prêmio pelos “esforços que está fazendo na Venezuela” e dedicando o reconhecimento aos “milhões de venezuelanos anônimos que arriscam tudo para alcançar a liberdade e a paz”.

Defensora da intervenção de Washington na Venezuela e crítica do chavismo, María Corina Machado teve o mandato de deputada cassado em 2014 e participou de diversas tentativas de golpe no país, incluindo as de 2002 contra Hugo Chávez e a de 2019 contra Nicolás Maduro, além de ações para deslegitimar as eleições de julho de 2024.

Fonte:
Opera Mundi
https://operamundi.uol.com.br/politica-e-economia/cerimonia-para-entrega-de-nobel-da-paz-a-maria-corina-machado-nao-sera-realizada/
Radar Democrático
Radar Democráticohttp://radardemocratico.com.br
Radar Democrático é um portal de notícias focado no estado de São Paulo. Valorizamos a democracia, a pluralidade de ideia, a diversidade étnica e cultural, e os direitos humanos. Acreditamos na mobilização e organização da população como fundamentais para as transformações sociais urgentes não só em nosso estado, mas no país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Últimas notícias

Peritos criminais de SP alertam para cortes no orçamento da Polícia Técnico-Científica

O Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São...

PT e Bancada Feminista do PSOL pedem cassação de deputado Lucas Bove por violência contra ex-esposa

A bancada do PT e a deputada Paula Nunes,...

Vereadora propõe tarifa zero nos ônibus de Ribeirão Preto nos dias de Enem

A vereadora Duda Hidalgo (PT) quer a implantação de...

Cia de Achadouros apresenta espetáculo ‘Raízes’ no Acampamento Marielle Vive em Valinhos

A premiada Cia de Achadouros convida o público a...

15º Congresso dos Metalúrgicos de Campinas e Região começa nesta sexta-feira

O Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região realiza...

Topics

spot_img

Related Articles