Com Bolsonaro indicando o filho Flávio como candidato em 2026, o futuro político de Tarcísio de Freitas entra em nova fase: manter a disputa em São Paulo ou buscar outro caminho?
Por Radar Democrático
Nesta sexta-feira (5), o ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou que o nome de seu filho, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), foi escolhido para representar o bolsonarismo nas eleições presidenciais de 2026. O anúncio foi feito pelo presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, e reforçado pelo próprio Flávio nas redes sociais. “É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação”, escreveu o senador.
Até recentemente, Tarcísio de Freitas, atual governador de São Paulo, era apontado por analistas e investidores como o nome com maior chance de suceder Bolsonaro em 2026.
No entanto, o próprio Tarcísio já havia declarado que não tinha interesse direto em disputar a Presidência: segundo ele, sua prioridade era governar São Paulo e, se dependesse dele, sua reeleição seria seu foco.
Com a definição do candidato presidencial do PL, o espaço para Tarcísio de Freitas disputar o Planalto parece praticamente inviável, pelo menos com o apoio do núcleo bolsonarista. Alguns cenários possíveis para ele se desenham a partir de agora:
- Reeleição em São Paulo: mantendo o foco no governo paulista, Tarcísio pode mirar a reeleição. Dado o protagonismo de São Paulo na política nacional, isso ainda garantiria a ele relevância importante.
- Papel de “âncora estadual” do bolsonarismo: mesmo sem entrar na disputa presidencial, Tarcísio pode querer transmitir uma imagem de governabilidade e estabilidade dentro da direita.
Com o anúncio da candidatura de Flávio Bolsonaro em 2026, o horizonte de Tarcísio de Freitas mudou. A rota mais provável para ele agora é focar no governo de São Paulo — mirando a reeleição ou consolidando a base estadual — e afastar-se, ao menos por enquanto, da disputa presidencial.
Receba o Radar pelo whatsapp. clicando aqui.



