A vereadora Ana Nice (PT) propôs a implementação da tarifa zero no transporte público de São Bernardo do Campo e convocou uma audiência pública para debater a medida. O evento, que ocorrerá na Câmara Municipal, também abordará a criação do Sistema Único de Mobilidade (SUM).
A iniciativa visa reunir movimentos sociais, estudantes, especialistas e moradores para ampliar a discussão sobre alternativas ao atual modelo de custeio do sistema, segundo informações da TVT News. Atualmente, a maior parte do custo operacional do transporte em São Bernardo é financiada diretamente pelos passageiros, com uma das passagens mais caras do ABC Paulista, chegando a R$ 5,95. A operação é realizada pela BR7 Mobilidade, e a prefeitura congelou o valor da tarifa neste ano.
Atualmente, idosos a partir de 60 anos e pessoas com deficiência já contam com isenção. A proposta da vereadora Ana Nice prevê a ampliação do benefício para toda a população, com a adoção da gratuidade universal. Segundo a vereadora, a medida pode facilitar o acesso a serviços públicos e direitos sociais, como saúde, educação e atividades culturais, além de impactar positivamente a dinâmica urbana.
A vereadora Ana Nice enfatizou a importância da participação da população no debate.
“É importante que a população entre firmemente nessa discussão para conhecer os impactos na mobilidade urbana e no meio ambiente. Sem contar que é uma garantia social para a nossa população”, afirmou Ana Nice.
A audiência contará com a participação do especialista em financiamento da tarifa zero, Giancarlo Gama, e de Thiago Von Zeidler, mestre e doutorando em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC (UFABC). A ARES ABC, entidade do movimento estudantil, também estará presente.
Discussão nacional sobre o tema
O debate local ocorre em meio à discussão nacional sobre o tema. A Câmara dos Deputados aprovou recentemente o regime de tramitação acelerada do marco legal do transporte, consolidando o transporte público como um direito social e abrindo caminho para mudanças estruturais no modelo de financiamento em todo o país.
A expectativa é que a audiência pública sirva como ponto de partida para avaliar a viabilidade econômica e os impactos sociais e ambientais da tarifa zero em São Bernardo, município com forte tradição de mobilização popular no ABC Paulista.


