terça-feira, 28/10/2025
Notícias que São Paulo precisa
Alerta

Dengue em São Paulo preocupa: 56 municípios em emergência

Número de casos prováveis chegou a 109 mil em janeiro, quase o dobro que o mesmo período de 2024
Combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti - Foto: Pablo Jacob/Governo de SP
Combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti – Foto: Pablo Jacob/Governo de SP

Diante do risco de aumento de casos de dengue em 2025, o Ministério da Saúde ativou o Centro de Operações de Emergência (COE) e lançou um plano nacional de contingência. Com novas tecnologias e investimentos de R$ 1,5 bilhão, a pasta busca conter a proliferação do Aedes aegypti e minimizar os impactos da doença, especialmente nos estados mais afetados, como São Paulo.

São Paulo chegou à marca de 56 municípios em estado de emergência devido à dengue, de acordo com o painel da Secretaria Estadual da Saúde. O estado lidera em número de casos prováveis no painel do Ministério da Saúde, com 109.846, de um total de 186 mil no país inteiro. É quase o dobro em relação ao mesmo período do ano passado, quando São Paulo registrou 59.456 casos prováveis de dengue. Já foram confirmadas 33 mortes somente neste ano e 156 estão em investigação no estado.

Receba nossas notícias

A persistência do fenômeno El Niño é um fator preocupante, pois mantém condições climáticas favoráveis à reprodução do mosquito transmissor.

O Ministério da Saúde ativou o COE para dengue e outras arboviroses. O centro terá a função de coordenar ações preventivas, fortalecer a resposta do sistema de saúde e reduzir os impactos da doença. A iniciativa conta com a colaboração de estados, municípios e instituições de pesquisa para garantir maior efetividade nas medidas adotadas.

Tecnologia- Para reforçar a luta contra o mosquito transmissor, o Ministério da Saúde está ampliando o uso de tecnologias inovadoras, incluindo a expansão do método Wolbachia, que será implementado em 40 cidades até o final do ano; introdução de insetos estéreis em comunidades indígenas; aplicação de borrifação residual intradomiciliar em locais de grande circulação; instalação de 150 mil Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs) na primeira fase do projeto e o uso do Bacillus Thuringiensis Israelensis (BTI) para monitoramento e controle do vetor.

Mário Camargo
Mário Camargo
Jornalista há mais de 30 anos, com especializações em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais e em Comunicação Popular e Comunitária. Foi diretor de comunicação nas prefeituras de Campinas (SP) e Maringá (PR). Trabalhou ainda na comunicação da Petrobras.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Últimas notícias

Deputado ironiza: ‘Tarcísio criou o pedágio home office que você vai pagar sem sair de casa’

O deputado estadual Emídio de Souza (PT) ironizou a...

Deputada pede à ministra Carmén Lúcia urgência em julgamento sobre Lei da Grilagem em SP

A deputada estadual Beth Sahão (PT) se reuniu com...

Comissão aprova liberação de merenda para professores e funcionários de escolas estaduais de SP

A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa...

Alckmin critica Tarcísio por postura pró-Trump no auge da crise das tarifas

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e...

Lula e Trump se reúnem na Malásia e negociações entre os dois países avançam

Por André Richter, da Agência BrasilO presidente Luiz Inácio...

Topics

spot_img

Related Articles