domingo, 14/12/2025
Notícias que São Paulo precisa
Sindicalismo

Gilmar Carneiro revela bastidores da criação da CUT

Conversas com dom Angélico, dom Paulo Evaristo Arns, Montoro e Ulisses Guimarães selaram apoio à fundação da central sindical
Neiva Ribeiro e Gilmar Carneiro - Foto: Seeb/SP
Neiva Ribeiro e Gilmar Carneiro – Foto: Seeb/SP

“Vamos falar com as forças ocultas”. Quem convive com Gilmar Carneiro, dirigente sindical bancário, sabe que essa frase é usada por ele para se referir às conversas com personalidades de muita influência e poder, visando resolver conflitos ou buscar apoios.

Ao receber homenagem no 102º aniversário no Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Gilmar relembrou os debates com Lula e Jair Meneguelli – lideranças operárias nas cidades do ABC paulista sobre a ideia de fundar a CUT, a Central Única dos Trabalhadores.

Receba nossas notícias

Em 1983, havia uma intensa mobilização dos trabalhadores, os metalúrgicos haviam realizado greves nos anos anteriores, que sacudiram o cenário político e abalaram ainda mais a ditadura militar do golpe de 1964. Os bancários venceram as eleições no Sindicato em 1979 e houve grande mobilização dos trabalhadores da cidade e do campo, que passaram a exigir novas formas de organização, quando foram realizados encontros e congressos. Daí surge a comissão pró-CUT, onde Gilmar participava.

“O pessoal da Unidade Sindical sob orientação do PCB (Partido Comunista Brasileiro) queria uma estrutura confederativa e nós queríamos uma central, com um modelo mais horizontal”. relembra Gilmar. “Isso significaria um racha”, enfatiza. “Propus ao Lula e Meneguelli conversarmos com as forças ocultas, antes de ir para embate”.

Gilmar puxou esse fio da história para reverenciar a memória de dom Angélico Sândalo, que faleceu no dia da homenagem no Sindicato. “Fomos falar com dom Pauto Evaristo Arns, que estava acompanhado de dom Angélico, ambos expressavam a enorme força social da Igreja dos Pobres, com o movimento da Teologia da Libertação, que tinha também uma forte corrente operária e sindical, com o trabalho das pastorais”.

Falamos da ideia de criar a CUT, dom Paulo perguntou a opinião de dom Angélico, que apoiou de imediato. Dom Paulo também deu apoio e perguntou ao Lula se ele garantia o movimento. Ao final, recomendaram falar com Franco Montoro, governador de São Paulo, eleito em 1982.

Montoro perguntou se haviam falado com dom Paulo, o que fechou seu apoio. A conversa seguinte foi com Ulisses Guimarães, presidente do PMDB, que saíra muito fortalecido da eleição do ano anterior. Ulisses perguntou se eles haviam conversado com Montoro e com dom Paulo. “Se eles apoiam quem sou eu para não apoiar”, foi sua resposta, o que fechou um dos ciclos de articulações de apoio para a criação da CUT.

Em 28 de agosto daquele ano foi realizado o primeiro Conclat – Congresso da Classe Trabalhadora – de onde nasceu a CUT, tendo Jair Meneguelli como primeiro presidente e Gilmar Carneiro se tornaria secretário-geral.

Cerimônia de comemoração pelos 102 anos do Sindicato dos Bancários de São Paulo - Foto: Seeb/SP
Cerimônia de comemoração pelos 102 anos do Sindicato dos Bancários de São Paulo – Foto: Seeb/SP

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região comemorou 102 anos de fundação com uma festa política na sua sede no centro de São Paulo. Neiva Ribeiro é hoje sua presidenta. O evento reuniu os últimos presidentes da entidade, personalidades e militância.

Com a saúde debilitada, Gilmar foi o principal homenageado por seu legado de defesa e conquistas da classe trabalhadora.

Radar Democrático
Radar Democráticohttp://radardemocratico.com.br
Radar Democrático é um portal de notícias focado no estado de São Paulo. Valorizamos a democracia, a pluralidade de ideia, a diversidade étnica e cultural, e os direitos humanos. Acreditamos na mobilização e organização da população como fundamentais para as transformações sociais urgentes não só em nosso estado, mas no país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Últimas notícias

Longe dos holofotes, o interior se levanta: por que os atos deste domingo importam mais do que parecem

Enquanto a capital concentra câmeras e manchetes, uma outra...

Luta antimanicomial ameaçada: AGU notifica ABRASME e acende alerta

Notificação da AGU contra a ABRASME, após críticas às...

Entenda a crise dos Correios e os motivos do déficit bilionário da empresa

Os Correios, empresa pública de grande valor social e...

Unicamp debate expansão acadêmica e autarquização da área da saúde

A reitoria da Unicamp deu início a uma nova...

Assédio em alta: app Trabalho Sem Assédio chega para proteger quem mais sofre

Ferramenta gratuita desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho em...

Topics

Luta antimanicomial ameaçada: AGU notifica ABRASME e acende alerta

Notificação da AGU contra a ABRASME, após críticas às...

Entenda a crise dos Correios e os motivos do déficit bilionário da empresa

Os Correios, empresa pública de grande valor social e...

Assédio em alta: app Trabalho Sem Assédio chega para proteger quem mais sofre

Ferramenta gratuita desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho em...

Mulheres Vivas: mobilização neste domingo, dia 7

São Paulo vai às ruas neste domingo no Levante...

Bolsonaro escolhe o filho — e agora Tarcísio?

Com Bolsonaro indicando o filho Flávio como candidato em...

Alto-mar da resistência: jovens brasileiros cruzam fronteiras por Gaza

Jovem liderança política de Campinas, Mariana Conti relata no...
spot_img

Related Articles