quinta-feira, 2/10/2025
Notícias que São Paulo precisa
Educação

Justiça libera Tarcísio para contratar PMs para escolas cívico-militares

Decisão do TJ-SP derruba liminar que impedia edital e cita entendimento do STF sobre a matéria
Foto: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP
Foto: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) liberou a contratação de policias militares aposentados para trabalharem como monitores nas escolas cívico-militares do estado. A decisão revogou a liminar concedida no dia 18 de julho que suspendia o Edital Seduc nº 2/2025, para a seleção dos militares.

A decisão do desembargador José Carlos Ferreira Alves acatou o recurso movido pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). Agora, o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) pode dar andamento na implantação das 100 escolas cívico militares em vários municípios de São Paulo.

O edital para contratação de 208 monitores prevê que eles devem ser aposentados da Polícia Militar e receberão, além das aposentadorias, salário de R$ 6 mil por 40 horas de trabalho semanais.

No despacho, o desembargador argumenta que o edital, por se basear na Lei Complementar Estadual nº 1.398/2024, não pode ser contestado isoladamente em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI). Esta lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa e autorizou a criação das escolas cívico-militares em São Paulo. A decisão reforça que o edital tem “o seu fundamento de validade” da lei complementar.

Professora Bebel: repúdio às escolas cívico-militares - Foto: Andressa Anholete/STF
Professora Bebel: repúdio às escolas cívico-militares – Foto: Andressa Anholete/STF

O desembargador cita o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), mencionando a “impossibilidade jurídica” do TJ-SP examinar pleitos cautelares relacionados à Lei Complementar 1.398/2024. O despacho se refere a uma decisão do Ministro Gilmar Mendes que cassou outra liminar anterior do TJ-SP, considerando que a corte estadual “usurpou a competência” do STF. Essa decisão anterior do STF já havia derrubado uma liminar que suspendia a implementação das escolas cívico-militares em São Paulo, atendendo a um pedido do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Contexto de disputas judiciais

A liminar revogada havia sido concedida em uma ADI proposta pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), que questiona a contratação de policiais militares da reserva como monitores. A ação da Apeoesp argumentava, entre outros pontos, que havia a violação de princípios constitucionais e a criação de cargos públicos disfarçados.

A Apeoesp e outros críticos do programa questionam não só a legalidade das contratações, mas também o próprio modelo pedagógico e a destinação de recursos públicos. A ONU, inclusive, recomendou ao Brasil a reversão e proibição da militarização de escolas públicas.

Na ocasião da conquista da liminar, a segunda presidenta da Apeoesp, deputada estadual Professora Bebel (PT), considerou que impedir a implantação das escolas cívico-miltares significa “salvaguardar pelo menos o conceito de educação que a gente sempre defendeu. Que os jovens, os estudantes, eles tenham uma sólida formação básica, não tem que ficar inventando apelido para escola cívico-militar, não Nós temos que ter um máximo de currículo, um máximo de qualidade de ensino. Nós temos que ter professores valorizados”.

Radar Democrático
Radar Democráticohttp://radardemocratico.com.br
Radar Democrático é um portal de notícias focado no estado de São Paulo. Valorizamos a democracia, a pluralidade de ideia, a diversidade étnica e cultural, e os direitos humanos. Acreditamos na mobilização e organização da população como fundamentais para as transformações sociais urgentes não só em nosso estado, mas no país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Hot this week

Negacionismo científico e crise institucional: o desafio da democracia

Por Márcio Moretto RibeiroEstive na semana passada na Adunicamp...

Deputado Lucas Bove é indiciado pela polícia civil por violência psicológica e ameaça

O deputado estadual por São Paulo, Lucas Bove (PL),...

Israel intercepta flotilha humanitária a Gaza com brasileiros a bordo

A Marinha de Israel interceptou, nesta quarta-feira (1º), a...

Governo federal anuncia ações contra intoxicação por metanol e Tarcísio improvisa coletiva de imprensa

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),...

USP promove Feira de Profissões online e gratuita; lives e podcasts apresentarão 183 cursos

A Feira USP e as Profissões 2025 acontece de...

Topics

Negacionismo científico e crise institucional: o desafio da democracia

Por Márcio Moretto RibeiroEstive na semana passada na Adunicamp...

Israel intercepta flotilha humanitária a Gaza com brasileiros a bordo

A Marinha de Israel interceptou, nesta quarta-feira (1º), a...

Por que defender as universidades e institutos públicos de pesquisa

Por Comunicação AdunicampAs universidades e institutos públicos de pesquisa,...

Tarcísio “esconde” visita a Bolsonaro na agenda oficial de governador

Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi a Brasília nesta segunda-feira...
spot_img

Related Articles