
Em visita a Sorocaba (SP) nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relembrou seus laços com a cidade, mencionando sua amizade com Bolinha, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), informou a Revista Forum. “Eu gosto de Sorocaba porque aqui tive grandes amigos, como o Bolinha, um metalúrgico trabalhador, respeitado e que virou presidente do sindicato”, declarou o presidente. “Essa cidade sempre fez parte da minha vida e da minha trajetória política”.
Lula também abordou a importância de Sorocaba como polo industrial, mencionando os mais de 50 mil metalúrgicos da região e os investimentos recentes. Ele reforçou que o programa do governo federal “Nova Indústria Brasil” fortalece a produção, gera empregos e melhora a vida dos trabalhadores.
O presidente, que esteve na cidade pela terceira vez neste ano, destacou a importância de Sorocaba para o desenvolvimento nacional, ressaltando seu polo industrial e a qualidade de vida da população. “Sorocaba é uma cidade bonita, com padrão de vida acima da média, e aqui as pessoas querem morar bem, se vestir bem e educar seus filhos. É para isso que governamos: para dar dignidade ao povo trabalhador”, afirmou Lula.
Leandro Soares, atual presidente do SMetal, destacou a importância da visita de Lula e do ministro da saúde Alexandre Padilha, lembrando que esta foi a terceira vez que o presidente visitou a cidade em seis meses.

Soares comentou sobre os mais de 12 mil novos empregos gerados nos últimos anos e os R$ 300 milhões garantidos aos trabalhadores em Participação nos Resultados (PPR) das indústrias em 2025. “Essa riqueza circula aqui, movimentando o comércio, os serviços e melhorando a vida da população. Sorocaba é um dos motores do desenvolvimento brasileiro”, concluiu o sindicalista.
Brasil Sorridente
Lula foi a Sorocaba na quinta-feira, dia 21, durante a cerimônia de entrega de 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) do programa Brasil Sorridente. A iniciativa, que representa um investimento de R$ 151,9 milhões, beneficiará aproximadamente 800 mil pessoas em todo o país. O evento ocorreu no pátio da Flash Engenharia e contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
“O que o presidente está fazendo aqui é reafirmar compromisso com o povo brasileiro, independentemente de bandeiras políticas”, apontou Soares.
A entrega das unidades odontológicas, segundo o presidente, reflete esse compromisso com a dignidade da população. “Dentista era coisa cara. Nem todo mundo pode pagar. Essas unidades móveis vão até quem mais precisa, porque governar é cuidar”, disse.
Padilha complementou a fala de Lula, ressaltando o alcance do programa Brasil Sorridente. “O Brasil Sorridente é hoje o maior programa de saúde bucal do mundo”, afirmou o ministro. “Há dez anos não se comprava uma unidade móvel. Agora, vamos chegar a 800 unidades em funcionamento até o fim do ano, garantindo atendimento onde as pessoas mais precisam”.