quinta-feira, 2/10/2025
Notícias que São Paulo precisa
Educação

TCE encontra alimentos vencidos e até plástico em carne moída na merenda de escolas de SP

Fiscalização revela higiene precária, equipamentos danificados e falta de controle em escolas estaduais e municipais
Alimentos armazenados de maneira inadequada em escolas, aponta o TCE-SP. Foto: TCE-SP, divulgação
Alimentos armazenados de maneira inadequada em escolas, aponta o TCE-SP. Foto: TCE-SP, divulgação

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) revelou uma série de irregularidades encontradas na alimentação servida em escolas públicas estaduais e municipais de São Paulo, após uma fiscalização realizada em 29 de setembro de 2025.

Conforme o TCE-SP, auditores encontraram alimentos vencidos, como mais de oitenta pacotes de feijão e dezenove litros de leite, além de carne moída fora das especificações, com plástico e sem data de vencimento, e condições precárias de higiene e armazenamento, colocando em risco a saúde dos alunos.

A operação abrangeu 371 escolas, sendo 262 municipais e 109 estaduais, localizadas no interior, litoral e na Região Metropolitana de São Paulo, em 265 municípios paulistas. Participaram da ação 382 auditores do TCE-SP, que contaram com o apoio logístico de nutricionistas do Conselho Regional de Nutrição/3ª Região. O objetivo foi verificar as condições de preparo e distribuição da merenda escolar, a frequência e tipo de alimentação oferecida, e a supervisão de nutricionistas nos cardápios e preparo das refeições.

Entre as falhas mais preocupantes, o relatório indicou que 77,8% das escolas não possuíam certificado de potabilidade da água, e 24% não tinham laudo recente de higienização das caixas d’água, o que aumenta o risco de contaminação. No quesito higiene e armazenamento, 28% dos alimentos estavam em contato direto com o piso ou paredes, sem o uso de paletes ou prateleiras, e 6,2% eram armazenados junto a produtos de limpeza. O controle de temperatura era inadequado em 34,6% das unidades escolares, e 10,2% dos alimentos de origem animal não tinham registro em órgãos de inspeção.

A fiscalização também apontou problemas estruturais e de gestão. Detectou-se que 21% das áreas de preparo dos alimentos apresentavam rachaduras, infiltrações ou descascamentos, e 35% das escolas não possuíam ventilação adequada. Além disso, 31% das unidades tinham equipamentos quebrados, como freezers, geladeiras e fogões, e em 24% das escolas as cozinheiras não usavam uniformes completos e adequados.

Na gestão e acompanhamento da alimentação, 38,8% das escolas não utilizavam Fichas Técnicas de preparação dos alimentos e 37,2% não realizavam testes de aceitabilidade com os estudantes. A fiscalização dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) também foi deficiente, com 49,7% dos conselhos sem registro de fiscalização regular.

Radar Democrático
Radar Democráticohttp://radardemocratico.com.br
Radar Democrático é um portal de notícias focado no estado de São Paulo. Valorizamos a democracia, a pluralidade de ideia, a diversidade étnica e cultural, e os direitos humanos. Acreditamos na mobilização e organização da população como fundamentais para as transformações sociais urgentes não só em nosso estado, mas no país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Hot this week

Campinas sedia a 2ª Feira da Reforma Agrária neste final de semana com shows e debates

Campinas sedia a II Feira da Reforma Agrária Neusa...

In-Edit Brasil leva documentários musicais e shows gratuitos a Piracicaba

O In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical...

Com aprovação da isenção do imposto de renda, governo Lula beneficia milhões de paulistas

A isenção do Imposto de Renda para pessoas com...

Negacionismo científico e crise institucional: o desafio da democracia

Por Márcio Moretto RibeiroEstive na semana passada na Adunicamp...

Deputado Lucas Bove é indiciado pela polícia civil por violência psicológica e ameaça

O deputado estadual por São Paulo, Lucas Bove (PL),...

Topics

spot_img

Related Articles