
Os mais de 60 mil estudantes inscritos no Vestibular Unicamp 2026 já podem verificar onde farão a prova da primeira fase, marcada para o dia 26 de outubro de 2025. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) também está enviando mensagens aos candidatos com informações e orientações sobre o exame. A consulta pode ser feita aqui.
A prova terá duração de cinco horas, com 72 questões de múltipla escolha. Os candidatos concorrem a 2.530 vagas em 69 cursos de graduação. A Comvest recomenda que os candidatos cheguem aos locais de prova até as 8 horas (horário de Brasília), pois, pelo segundo ano consecutivo, o exame será realizado no período da manhã.
A primeira fase será aplicada em 31 cidades do estado de São Paulo e em seis capitais brasileiras. A prova é composta por 12 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 12 de Matemática, 7 de História, 7 de Geografia, 3 de Filosofia, 3 de Sociologia, 7 de Física, 7 de Química, 7 de Biologia e 7 de Inglês. Cada questão tem quatro alternativas e vale um ponto.
Os candidatos devem levar o documento de identidade original indicado na inscrição, canetas pretas de material transparente, lápis preto e borracha. O uso de régua transparente e compasso é permitido, mas é proibido o uso de celulares, relógios e outros equipamentos eletrônicos, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, boné, chapéu ou outros materiais estranhos à prova. Água, sucos, chocolates e alimentos leves são permitidos.
O calendário do Vestibular Unicamp 2026 prevê a segunda fase para 30 de novembro e 1º de dezembro de 2025. As provas de Habilidades Específicas (exceto Música) serão realizadas de 3 a 5 de dezembro de 2025. A divulgação dos aprovados em primeira chamada está marcada para 23 de janeiro de 2026.