
O Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região realiza o 15º Congresso da categoria nos dias 24 e 26 de outubro e 9 e 16 de novembro. O evento é considerado um dos momentos mais importantes para a organização da base de trabalhadores, proporcionando um espaço para apresentação, debate de propostas e definição dos rumos do sindicato.
O congresso ocorre em um momento político que exige um posicionamento firme da categoria frente aos desafios enfrentados pela classe trabalhadora. Entre as pautas prioritárias, destacam-se a luta pela revogação da Reforma Trabalhista, da Reforma da Previdência e da Terceirização. Além disso, o sindicato busca intensificar a mobilização contra as chamadas “pautas tóxicas” e defender a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, a taxação dos super-ricos, o fim da escala 6×1 e a redução da jornada de trabalho. As ações políticas e organizativas nos locais de trabalho e nas ruas contra os patrões e os governos também serão priorizadas.
Inscrições e Participação
Para se inscrever e participar como delegado(a) do 15º Congresso, os trabalhadores devem observar os critérios estabelecidos pelo sindicato. Podem participar metalúrgicos sócios do sindicato, sócios demitidos (na carência de 1 ano), sócios com processo individual ou coletivo no Departamento Jurídico, aposentados sócios e trabalhadores que se associarem até 17 de outubro de 2025.
A abertura do congresso será em Campinas, no dia 24 de outubro, na sede central do sindicato. A Fase 1, que abordará temas como aprovação do regimento interno, análise de conjuntura e balanço político, será realizada em Hortolândia, Monte Mor, Sumaré, Americana e Nova Odessa, no dia 26 de outubro. A Fase 2, focada no plano de ação e organização, acontecerá em Indaiatuba, no dia 9 de novembro. A fase final, com o debate das emendas e votação das resoluções, será realizada em Campinas, no dia 16 de novembro.

