sábado, 25/10/2025
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Tarcísio retira alguns pórticos de pedágio, mas você vai pagar do mesmo jeito. Entenda

Governo estadual pagar subsídios com recursos públicos ou vai aumentar as tarifas em alguns pedágios
Tarcísio cedeu à pressão, mas não vai desagradar empresas concessionárias. Foto: governo do estado de SP, divulgação
Tarcísio cedeu à pressão, mas não vai desagradar empresas concessionárias. Foto: governo do estado de SP, divulgação

O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) já trabalha para que o cidadão de São Paulo pague pela arrecadação perdida com a retirada de ao menos 13 pórticos de pedágios free flow nas estradas estaduais. Segundo reportagem de Fábio Pescarini e Tulio Kruse na Folha de S.Paulo, há duas opções: subsidiar concessões rodoviárias pagando com recursos dos impostos ou aumentar as tarifas de pedágios das praças e pórticos mantidas,  

Tarcísio admitiu retirar alguns pórticos após pressão popular e política (inclusive de sua base), mas não vai mexer nos contratos para reduzir os ganhos das empresas concessionárias. Portanto, em última instância, é o cidadão quem vai pagar esta conta.

Desde abril, o governo reconsiderou a instalação de pelo menos 13 pórticos free flow, que permite a passagem livre de veículos, desde abril. Essa mudança ocorre após protestos da população e críticas de prefeituras e parlamentares. Os novos pedágios automáticos têm enfrentado protestos há cerca de três anos, intensificados nos últimos meses, especialmente nas redes sociais.

A rodovia Raposo Tavares foi a mais afetada, com o cancelamento de cinco dos oito pedágios eletrônicos inicialmente planejados entre São Roque e Sorocaba. Eles foram convertidos em pontos de monitoramento de veículos. Os três pórticos remanescentes substituíram as praças de pedágio tradicionais em São Roque, Sorocaba e Araçoiaba da Serra em 1º de outubro. A instalação de mais quatro pórticos na Raposo foi adiada para 2026.

No início de outubro, o governo também desativou dois portais free flow na rodovia Padre Manoel da Nóbrega, nas cidades de Itariri e Pedro de Toledo, próximas ao litoral sul. Em abril, já havia descartado a instalação de três portais na rodovia SP-304, em Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste e Americana.

André Isper, diretor-presidente da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), declarou à Folha que a perda de arrecadação exige uma compensação para o cumprimento dos contratos. Um termo aditivo modificado (TAM) com a concessionária Rota Sorocabana, responsável pelo trecho da Raposo Tavares na região de Sorocaba, já prevê o pagamento de subsídio. O documento foi assinado para tratar da recomposição financeira da empresa devido à transformação dos cinco pórticos de pedágio.

Há casos similares em estradas próximas sob a mesma concessão, como a rodovia Celso Charuri e a Senador José Ermírio de Moraes (Castelinho), e outro na própria Raposo, na Grande São Paulo, onde a estrutura original foi mantida sem cobrança. O aditivo aponta a redistribuição de tarifas como medida para garantir o “equilíbrio econômico-financeiro” do contrato, com relatórios mensais e valores compensatórios confirmados pela Artesp.

Após pressão de moradores, o pórtico de cobrança no km 37 da Raposo, em Cotia, monitorará apenas o trânsito, e outro será instalado 2 km à frente, em Vargem Grande. Usuários de Cotia que precisem retornar em Vargem Grande em até 30 minutos “não serão duplamente onerados”.

Isper explicou que a Artesp está calculando o impacto da retirada dos pedágios, o que pode levar a uma redistribuição de cobranças nos pórticos remanescentes, aumentando o valor nesses locais. Isso deve ocorrer no bloco concedido que engloba rodovias paulistas ligando o Alto Tietê, na Grande São Paulo, à Baixada Santista e ao Vale do Ribeira.

Os valores dos pedágios cancelados em Itariri e Pedro de Toledo podem ser redistribuídos para as rodovias Mogi-Bertioga e Rio-Santos, com previsão de operação em novembro. A cobrança em dois pórticos em Mogi das Cruzes está suspensa por decisão judicial.

A Novo Litoral, concessionária do bloco, afirmou que o preço da tarifa em um dos pórticos em Mogi das Cruzes será de aproximadamente R$ 2. “O que acontece é que o contrato tem que ser cumprido”, disse Isper. Ele complementou que, se a receita prevista faltar, a concessionária deve ser ressarcida, “seja via redistribuição desses valores que deixaram de ser arrecadados nos outros pórticos […] ou com algum outro tipo de reequilíbrio”.

Outras alternativas incluem a extensão do prazo do contrato ou o pagamento direto pelo governo, com aditivos de reajuste, como na Raposo. “Normalmente o que se tem trabalhado é com o conceito de readequar a cobrança nos outros pontos”, disse Isper. O valor exato ainda é incerto e depende do número de usuários nas estradas. “Até por isso mantemos os pórticos de monitoramento, para termos dados reais de qual que é o tráfego que passa por lá, para daí fazer um ajuste na vírgula de quanto é o direito da concessionária de reequilíbrio”, finalizou.

A CNL (Concessionária Novo Litoral) afirmou manter diálogo constante com a Artesp, “pautado pela transparência com o usuário e pelo compromisso com o cumprimento das diretrizes estabelecidas no contrato de concessão”. A Rota Sorocabana informou que as alterações contratuais estão no termo aditivo modificado.

Fonte:
Folha de S.Paulo
https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2025/10/governo-tarciso-dara-subsidios-e-pode-aumentar-tarifas-para-compensar-menos-pedagios.shtml
Radar Democrático
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