terça-feira, 28/10/2025
Notícias que São Paulo precisa
Internacional

Conselho Norueguês da Paz cancela cerimônia de entrega do Prêmio a María Corina Machado

Decisão ocorre por acreditarem que oposicionista venezuelana não se alinha aos princípios de diálogo e não violência
Corina: ganhou o Nobel da Paz, mas não o reconhecimento. Foto: RS/via Fotos Publicas
Corina: ganhou o Nobel da Paz, mas não o reconhecimento. Foto: RS/via Fotos Publicas

O Conselho Norueguês da Paz anunciou, nesta sexta-feira (24/10), que não realizará a cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz 2025 para María Corina Machado, líder da oposição venezuelana. A informação é do Opera Mundi que explica ainda que a decisão foi tomada após um processo de consulta entre as 17 organizações membros do conselho.

Segundo o comunicado, a medida se justifica pelo fato de o conselho não considerar que “a vencedora do Prêmio da Paz deste ano esteja alinhada com os valores do Conselho Norueguês da Paz ou de nossas organizações-membro”. Eline Lorentzen, presidente do conselho, classificou a decisão como “difícil, mas necessária”, ressaltando o respeito pelo Comitê Nobel e pelo Prêmio Nobel da Paz como instituição.

Receba nossas notícias

“Temos grande respeito pelo Comitê Nobel e pelo Prêmio Nobel da Paz como instituição, mas, como organização, também devemos ser fiéis aos nossos próprios princípios e ao amplo movimento pela paz que representamos”, afirmou Lorentzen.

O Comitê Norueguês do Nobel havia anunciado a premiação de Corina em 10 de outubro, justificando a escolha pelo “trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos do povo venezuelano e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.

“O Conselho Norueguês da Paz continuará seu trabalho pela paz, desarmamento, diálogo e resolução de conflitos por meio de métodos não violentos”, declarou Lorentzen, acrescentando “esperar destacar futuros prêmios da paz que reflitam esses valores”.

A líder oposicionista, por sua vez, agradeceu a indicação, afirmando estar “honrada” em receber o prêmio pelos “esforços que está fazendo na Venezuela” e dedicando o reconhecimento aos “milhões de venezuelanos anônimos que arriscam tudo para alcançar a liberdade e a paz”.

Defensora da intervenção de Washington na Venezuela e crítica do chavismo, María Corina Machado teve o mandato de deputada cassado em 2014 e participou de diversas tentativas de golpe no país, incluindo as de 2002 contra Hugo Chávez e a de 2019 contra Nicolás Maduro, além de ações para deslegitimar as eleições de julho de 2024.

Fonte:
Opera Mundi
https://operamundi.uol.com.br/politica-e-economia/cerimonia-para-entrega-de-nobel-da-paz-a-maria-corina-machado-nao-sera-realizada/
Radar Democrático
Radar Democráticohttp://radardemocratico.com.br
Radar Democrático é um portal de notícias focado no estado de São Paulo. Valorizamos a democracia, a pluralidade de ideia, a diversidade étnica e cultural, e os direitos humanos. Acreditamos na mobilização e organização da população como fundamentais para as transformações sociais urgentes não só em nosso estado, mas no país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Últimas notícias

Deputado ironiza: ‘Tarcísio criou o pedágio home office que você vai pagar sem sair de casa’

O deputado estadual Emídio de Souza (PT) ironizou a...

Deputada pede à ministra Carmén Lúcia urgência em julgamento sobre Lei da Grilagem em SP

A deputada estadual Beth Sahão (PT) se reuniu com...

Comissão aprova liberação de merenda para professores e funcionários de escolas estaduais de SP

A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa...

Alckmin critica Tarcísio por postura pró-Trump no auge da crise das tarifas

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e...

Lula e Trump se reúnem na Malásia e negociações entre os dois países avançam

Por André Richter, da Agência BrasilO presidente Luiz Inácio...

Topics

spot_img

Related Articles