segunda-feira, 2/02/2026
Notícias que São Paulo precisa
Educação

A atribuição de Tarcísio e Feder fazem mal para a educação e para a saúde

Para Professora Francisca, política educacional do governo paulista desrespeita profissionais e prejudica a educação pública

Por Professora Francisca

No ano passado escrevi um artigo sobre a questão da atribuição de aulas no ensino oficial do estado São Paulo e disse que era a pior atribuição da nossa história, Peço desculpas, Errei. Porque não acreditei que o governador Tarcísio de Freitas com o seu secretário da Educação, o empresário Renato Feder, pudessem fazer pior.

Receba nossas notícias

Pois bem. Fizeram. Conseguiram se superar no que há de pior na questão do desrespeito aos profissionais da educação do estado. A atribuição deste ano não é simplesmente a pior da história. É muito mais prejudicial do que isso.

Essa atribuição desrespeita qualquer critério de inteligência e trata as professoras e os professores com um total desrespeito à dignidade humana. O estado de São Paulo despreza a educação pública para beneficiar os tubarões da educação, que financiam campanhas eleitorais de quem os favorece.

Tarcísio de Freitas sabe disso e mantém Feder na Secretaria porque ele atende os interesses eleitoreiros do governador fascista. Desde o início esse governo vem cortando verbas da educação pública e de todas as políticas sociais, inclusive de segurança e de cuidados com as mulheres.

Nem mesmo a realização de um concurso público foi capaz de tirar da mente deles a visão puramente empresarial da educação. Vendem escolas, passando dinheiro público para empresas privadas, que assim, só ganham e a educação só perde em qualidade e os profissionais perdem em condições de trabalho, quem em nosso estado são as piores possíveis são desumanas.

O concurso público não serviu nem para a efetivação dos profissionais que eles chamam de “temporários” e têm contratos vis, sem nenhum direito trabalhista e podem ser demitidos a qualquer momento, sem nenhuma explicação.

Criaram um sistema de avaliação autoritário, que deixa nas mãos de diretoras e diretores de escolas, que por melhor que sejam, são humanos e avaliam de acordo com critérios subjetivos.

Nós lutamos pela efetivação de todos os concursados aprovados até o preenchimento de todas as vagas necessárias para suprir a demanda. Queremos gestão democrática, com amplo diálogo com todas e todos, uma avaliação criteriosa, objetiva e democrática.

Precisamos de condições de trabalho que nos propicie aprimorar as nossas aulas, com jornada justa, coma possibilidade de ser feito tudo na escola. Queremos escolas bem estruturadas, salas de aula ambientadas e sem superlotação. E também uma atribuição justa, transparente, honesta e
eficiente.

Como gosta Feder de usar semáforo de trânsito para torturar professoras e professores, dou cartão vermelho para eles, sem sequer amarelo, porque no futebol quem apela sem medidas recebe cartão vermelho.

Eles conseguiram piorar o que já estava péssimo e fazem a pior atribuição de aulas da história do estado. A atribuição de Tarcísio e Feder fazem mal para a educação e para a saúde.

 

Foto: Site Apeoesp
Foto: Site Apeoesp

 

Professora Francisca é diretora da Secretaria de Assuntos Educacionais e
Culturais da Apeoesp – Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do
Estado de São Paulo, secretária executiva da Confederação Nacional dos
Trabalhadores na Educação (CNTE), secretária-adjunta de Finanças da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e diretora da CTB-SP.


* O Radar Democrático publica artigos de opinião de autores convidados para estimular o debate.

Fonte:
CTB
https://www.ctb.org.br/2026/01/26/a-atribuicao-de-tarcisio-e-feder-fazem-mal-para-a-educacao-e-para-a-saude/
Radar Democrático
Radar Democráticohttp://radardemocratico.com.br
Radar Democrático é um portal de notícias focado no estado de São Paulo. Valorizamos a democracia, a pluralidade de ideia, a diversidade étnica e cultural, e os direitos humanos. Acreditamos na mobilização e organização da população como fundamentais para as transformações sociais urgentes não só em nosso estado, mas no país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Últimas notícias

Notícias Populares: história do jornal sensacionalista é contada em livro por Osni Dias

“Pênis voador era do meu marido”, perdão pelo modo...

Tarcísio ainda está sem adversários em São Paulo

Com a aproximação do ano eleitoral, o cenário político...

Pescadores artesanais protestam contra normas que dificultam a atividade

Pescadores artesanais do litoral de São Paulo organizam um...

Profissionais da saúde de SP recebem bonificação após pressão de sindicato

Profissionais da saúde do estado de São Paulo finalmente...

Manifestação em Campinas protesta contra maus-tratos a animais e morte do cão Orelha

Ato no Parque Taquaral reunirá protetores e moradores neste...

Topics

Tarcísio ainda está sem adversários em São Paulo

Com a aproximação do ano eleitoral, o cenário político...

Pescadores artesanais protestam contra normas que dificultam a atividade

Pescadores artesanais do litoral de São Paulo organizam um...

Profissionais da saúde de SP recebem bonificação após pressão de sindicato

Profissionais da saúde do estado de São Paulo finalmente...

Manifestação em Campinas protesta contra maus-tratos a animais e morte do cão Orelha

Ato no Parque Taquaral reunirá protetores e moradores neste...

Tarcísio veta lei que exigia respeito aos direitos humanos em licitações

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),...
spot_img

Related Articles