quinta-feira, 18/12/2025
Notícias que São Paulo precisa
Violência de gênero

PSOL propõe mudança na Alesp para cassar deputado por violência doméstica

Bancada do partido também pediu cassação do bolsonarista Lucas Bove (PV) junto ao Conselho de Ética da Assembleia paulista

A bancada do PSOL na Assembleia Legislativa de São Paulo quer mudar o Regimento Interno da Casa para permitir a cassação de deputados que cometerem violência doméstica. O projeto mira o deputado estadual bolsonarista Lucas Bove (PL), acusado por sua ex-mulher, a influenciadora Cíntia Chagas. A bancada também protocolou o pedido de cassação de Bove junto ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia.

A proposta de alteração no regimento interno acrescenta a condenação por violência doméstica (física, psicológica, moral, patrimonial e sexual) como fato gerador da cassação do mandato. Assinam o projeto as deputadas estaduais Ediane Maria, Paula da Bancada Feminista e Monica Seixas do Movimento Pretas e os deputados Carlos Giannazi e Guilherme Cortez, todos do PSOL.

Receba nossas notícias

Na justificativa, os parlamentares argumentam que “é fundamental que as figuras públicas, como os deputados, sejam responsabilizadas de maneira exemplar, servindo como um reflexo do compromisso do Estado em erradicar essa violência”.

Pedido de cassação de Lucas Bove

O pedido de cassação do mandato de Bove foi pedido junto ao Conselho de Ética, reunindo documentos que comprovariam as violências praticadas pelo deputado bolsonarista contra sua então companheira, segundo informações do portal Metrópoles. Os documentos trazem prints de conversas entre Cíntia e o deputado, imagens das agressões e cópia do boletim de ocorrência registrado por ela na Polícia Civil em setembro.

O deputado usou suas redes sociais para afirmar que jamais agrediria uma mulher, mas se disse proibido de falar sobre o assunto.

O movimento feminista Coalização Nacional de Mulheres divulgou uma carta aberta em solidariedade a Cíntia.

Radar Democrático
Radar Democráticohttp://radardemocratico.com.br
Radar Democrático é um portal de notícias focado no estado de São Paulo. Valorizamos a democracia, a pluralidade de ideia, a diversidade étnica e cultural, e os direitos humanos. Acreditamos na mobilização e organização da população como fundamentais para as transformações sociais urgentes não só em nosso estado, mas no país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Últimas notícias

Primeiro CAPS do Brasil está em risco

  CAPS ITAPEVA / SAÚDE MENTAL — Fundado em 1987...

Justiça barra penalização de professores por licenças médicas em São Paulo e suspende critérios ilegais da Secretaria da Educação

Decisão judicial conquistada pela APEOESP protege direitos trabalhistas, impede...

Alesp aprova projeto de Beth Sahão que cria programa estadual de apoio a pessoas com Alzheimer, familiares e cuidadores

Iniciativa da deputada estadual Beth Sahão (PT) avança na...

Orçamento de São Paulo 2026: escolhas políticas em risco de comprimirem direitos e serviços públicos

Projeto de Lei Orçamentária de 2026 projeta crescimento nominal...

Topics

spot_img

Related Articles