
Em um momento crucial para o futuro da ciência e do patrimônio público paulista, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) sedia, nesta quarta-feira (14), às 14h, uma audiência pública para debater os planos do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) de vender 35 áreas de fazendas experimentais em diversos municípios. A audiência será transmitida pela TV Alesp.
A iniciativa, proposta pela deputada estadual Beth Sahão (PT) e com o apoio da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), reunirá diversas vozes da comunidade científica, acadêmica e da sociedade civil.
A deputada Beth Sahão, coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas e Institutos de Pesquisa, abrirá os trabalhos ressaltando a importância de um amplo debate sobre a questão. “Não se pode vender o patrimônio público científico sem primeiro haver um amplo debate, com diálogo, transparência e respeito à Constituição”, enfatiza a parlamentar, reafirmando o compromisso de sua frente parlamentar em lutar contra o projeto privatista do governo estadual.
A audiência contará com a participação de representantes de importantes instituições de pesquisa e ensino superior:
- Wagner Alves Carvalho, pró-reitor de Pesquisa da Universidade Federal do ABC;
- Eduardo Antonio Modena, representando o Instituto Federal de São Paulo;
- Isabel Quadros, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp);
- Danilo de Barros Nunes, superintendente do IPHAN no Estado de São Paulo;
- André Nogueira Sanches, prefeito de Cananeia;
- Gustavo Petta, vereador de Campinas;
- Helena Dutra Lutgens, presidente da APqC;
- Marimélia Porcionatto, representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC.
A realização da audiência pública representa mais um passo na mobilização contra os planos de privatização, que já sofreram um revés com a decisão judicial que suspendeu a audiência pública anterior e exigiu a apresentação de estudos e a aprovação da Alesp para a venda das áreas.
* Conteúdo produzido com auxílio de inteligência artificial.