quinta-feira, 8/01/2026
Notícias que São Paulo precisa

Barão de Itararé | NOTA PÚBLICA – Agressão militar contra a Venezuela tem digitais da mídia colonizada

 

Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé denuncia bombardeios contra áreas civis, critica a criminalização midiática da Venezuela e alerta para os riscos da ofensiva militar dos Estados Unidos para toda a região.

Receba nossas notícias

 

Por Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé

 

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé divulgou no sábado (3) uma nota pública condenando com veemência a agressão militar dos Estados Unidos contra a Venezuela.

Confira a seguir o conteúdo integral da Nota:

NOTA PÚBLICA | Agressão militar contra a Venezuela tem digitais da mídia colonizada
3 de janeiro de 2026

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé condena com veemência a agressão criminosa dos Estados Unidos contra a Venezuela, ocorrida na madrugada deste sábado, com bombas lançadas sobre diversas áreas do país, inclusive a capital Caracas, colocando em risco a população civil. Ápice da escalada militar impulsionada por Donald Trump, o episódio traz ventos de guerra não apenas ao país caribenho, mas para toda a América Latina.

Esse ataque representa a expressão mais grotesca de uma política de agressão sustentada, ao longo de décadas, por uma campanha midiática internacional difamatória contra a soberania e a autodeterminação do povo venezuelano.

Grandes conglomerados de comunicação e veículos da mídia colonizada atuam sistematicamente para criminalizar a Venezuela e o projeto eleito reiteradas vezes por seu povo nas urnas. As mentiras e a desinformação, como na fantasia criada pelo governo Trump sobre um “narcoestado” controlado pelo “Cartel de los Soles”, servem de pretexto para a ingerência imperial, criando o ambiente político e simbólico que dá respaldo à violência aberta.

Rechaçamos a narrativa de que o presidente Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, tenham sido “capturados”. Trata-se, na realidade, de um sequestro político, baseado em acusações falsas, utilizadas como justificativa à intervenção externa, o saque das riquezas naturais venezuelanas e a retomada da hegemonia política estadunidense na região.

A Venezuela é alvo, há anos, de bloqueios econômicos, sanções ilegais, ameaças militares e operações de desestabilização que violam o direito internacional. Essa escalada não ameaça apenas o povo venezuelano: coloca em risco toda a região, inclusive o Brasil, ao reintroduzir a lógica da força, da tutela, da espionagem e da guerra como instrumentos de política externa no continente.

No tabuleiro da guerra, os peões são os que mais sofrem. Denunciamos os ataques com bombas e mísseis que atingem áreas civis, colocando em risco milhões de cidadãos e cidadãs, inclusive crianças, idosos, trabalhadores e o setores mais vulneráveis. Trata-se de uma violação grave do direito internacional humanitário, que banaliza a morte, aprofunda o sofrimento da população e, em uma disputa que deveria ser política, impõe a violência e o terror aos “invisíveis”.

O Barão de Itararé reafirma sua solidariedade irrestrita ao povo venezuelano e defende que qualquer conflito seja resolvido por vias diplomáticas, em obediência à legislação internacional, com respeito absoluto à soberania nacional. Convocamos comunicadores, veículos independentes, movimentos sociais e organizações populares a romper o cerco informacional e denunciar a escalada belicista e de terror do imperialismo estadunidense.

Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé
Brasil, 3 de janeiro de 2026

 

Receba o Radar pelo whatsapp, clicando aqui.


* O Radar Democrático publica artigos de opinião de autores convidados para estimular o debate.

Rogério Bezerra
Rogério Bezerrahttps://gravatar.com/creatorloudly177c571905
Geógrafo, Mestre, Doutor e Pós-doutor em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp. Foi Diretor de Pesquisa Aplicada da Fundacentro. Coordenador do Movimento Pela Ciência e Tecnologia Pública. Atua especialmente em temas relacionados à análise e avaliação de políticas públicas.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Últimas notícias

Atos em defesa da democracia ocupam ruas do estado de São Paulo neste 8 de janeiro

Manifestações marcam três anos da tentativa de golpe de...

EUA anunciam plano para controlar e vender petróleo venezuelano “indefinidamente”

O secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, durante...

Notas sobre a defesa venezuelana na “captura” do Presidente Maduro

A narrativa da traição desloca responsabilidades e encobre o...

Orçamento aprovado pela ALESP confirma cortes em áreas estratégicas da Segurança Pública em São Paulo

Redução de recursos para combate ao crime organizado e...

Topics

spot_img

Related Articles