domingo, 1/02/2026
Notícias que São Paulo precisa
Economia

Pescadores artesanais protestam contra normas que dificultam a atividade

Mobilização visa alterar regras do Ministério da Pesca que inviabilizam a pesca artesanal e põem em risco a vida dos trabalhadores.

Pescadores artesanais do litoral de São Paulo organizam um protesto neste domingo, 1º de fevereiro, nos portos de Santos (SP), Paranaguá (PR), Itajaí (SC) e Rio Grande (RS), contra medidas do Ministério da Pesca que, segundo eles, inviabilizam a pesca artesanal. A mobilização, que deve reunir um grande número de manifestantes em Santos, tem o apoio do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT), coordenador da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento e Proteção à Pesca Artesanal e à Aquicultura.

Os pescadores reivindicam mudanças nas normas do Ministério da Pesca, alegando que estas prejudicam o exercício da atividade artesanal. Entre as principais queixas estão a limitação da motorização das embarcações e a exigência de instalação de equipamentos de geolocalização (GPS) nos barcos.

Receba nossas notícias

A limitação da motorização, estabelecida pela Instrução Normativa nº 10/2011, permite apenas motores de até 18 HP. Pescadores argumentam que essa potência é insuficiente, especialmente em áreas com fortes correntezas, e que as mudanças climáticas tornaram as saídas ao mar mais arriscadas. Eles defendem a permissão para uso de motores de até 60 HP, considerados mais seguros.

Outra crítica é a exigência do Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (Preps), considerado inviável para a pesca artesanal devido ao alto custo dos equipamentos de georreferenciamento e ao tamanho das embarcações.

Apoio parlamentar e conquistas recentes

O deputado destaca o papel fundamental dos pescadores na segurança alimentar, na preservação ambiental e na economia local.

“Eles cumprem um papel fundamental na segurança alimentar, na preservação ambiental e na economia local, mas seguem, muitas vezes, invisibilizados quando decisões legais são tomadas sem a ampla participação e o entendimento da realidade da profissão”, afirmou Marcolino.

Como resultado dessa articulação, algumas demandas foram atendidas, como a autorização do uso da rede boieira (com uso monitorado e criação de um grupo de trabalho para análise) e a prorrogação do prazo para cadastramento no Relatório Anual de Exercício da Atividade Pesqueira (REAP).

Outra vitória foi a liberação do pagamento do seguro-defeso para os pescadores de bagre-branco e ostra, que havia sido equivocadamente excluído da portaria original. O deputado Marcolino entregou pessoalmente um ofício da Colônia de Pescadores de Cananéia ao Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, solicitando a correção, que foi prontamente atendida.

Além disso, o pagamento do seguro-defeso para os pescadores artesanais cadastrados no CadÚnico e com o REAP renovado a partir de novembro de 2025 está confirmado para a segunda quinzena de fevereiro.

Radar Democrático
Radar Democráticohttp://radardemocratico.com.br
Radar Democrático é um portal de notícias focado no estado de São Paulo. Valorizamos a democracia, a pluralidade de ideia, a diversidade étnica e cultural, e os direitos humanos. Acreditamos na mobilização e organização da população como fundamentais para as transformações sociais urgentes não só em nosso estado, mas no país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Últimas notícias

Notícias Populares: história do jornal sensacionalista é contada em livro por Osni Dias

“Pênis voador era do meu marido”, perdão pelo modo...

Tarcísio ainda está sem adversários em São Paulo

Com a aproximação do ano eleitoral, o cenário político...

Profissionais da saúde de SP recebem bonificação após pressão de sindicato

Profissionais da saúde do estado de São Paulo finalmente...

Manifestação em Campinas protesta contra maus-tratos a animais e morte do cão Orelha

Ato no Parque Taquaral reunirá protetores e moradores neste...

Feminicídios atingem recorde no estado de SP em 2025, aponta Secretaria de Segurança

Por Camila Boehm, da Agência BrasilO estado de São...

Topics

Tarcísio ainda está sem adversários em São Paulo

Com a aproximação do ano eleitoral, o cenário político...

Profissionais da saúde de SP recebem bonificação após pressão de sindicato

Profissionais da saúde do estado de São Paulo finalmente...

Manifestação em Campinas protesta contra maus-tratos a animais e morte do cão Orelha

Ato no Parque Taquaral reunirá protetores e moradores neste...

Tarcísio veta lei que exigia respeito aos direitos humanos em licitações

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),...

A atribuição de Tarcísio e Feder fazem mal para a educação e para a saúde

Por Professora FranciscaNo ano passado escrevi um artigo sobre...
spot_img

Related Articles