Profissionais da saúde do estado de São Paulo finalmente receberam a Bonificação por Resultados (BR), um reconhecimento pelos serviços prestados à população. O pagamento foi resultado da pressão do SindSaúde-SP, que lutou para que os trabalhadores vinculados à Secretaria de Estado da Saúde recebessem a bonificação. O primeiro pagamento, referente ao ano de 2023, foi realizado em fevereiro de 2025.
Para este ano, portaria do governo de São Paulo publicada no Diário Oficial no dia 22 de janeiro define o Índice Agregado de Cumprimento de Metas (IACM) atingiu 100% em diversas unidades, incluindo o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Botucatu e Marília. O Hospital das Clínicas de São Paulo alcançou 91,76%, enquanto o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) atingiu 84,73%.
Luta por melhores condições de trabalho
O SindSaúde-SP ressalta que os dados comprovam a competência dos profissionais, mas que a falta de estrutura e de condições de trabalho ainda são um problema. O pagamento da BR de 2024 foi uma das pautas prioritárias na campanha salarial deste ano: o sindicato realizou diversas ações, incluindo paralisações, pedágios semanais em frente à Secretaria da Fazenda e marchas até a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Apesar da conquista, o SindSaúde-SP reconhece que o bônus não será para todos e que a mobilização para combater as distorções e garantir a valorização efetiva dos salários deve ser mantida. O sindicato convoca os profissionais a se unirem à causa, filiando-se e participando ativamente das ações. Entre as pautas pendentes estão o aumento do auxílio-alimentação, o Prêmio de Incentivo, o aumento do Gdamspe e a melhoria do atendimento no Iamspe.


