domingo, 31/08/2025
Notícias que São Paulo precisa
Religião

Pastor da Igreja Batista defende responsabilidade socioambiental à luz da Bíblia

Em entrevista ao Radar Democrático, Fábio Carrenho afirma que é dever da humanidade cuidar do planeta
Pastor Fábio Carrenho, da Primeira Igreja Batista de Campinas - Foto: reprodução / Youtube
Pastor Fábio Carrenho, da Primeira Igreja Batista de Campinas – Foto: reprodução / Youtube

O cuidado com o planeta Terrae a responsabilidade socioambiental são deveres cristãos, alerta o pastor Fábio Carrenho, da Primeira Igreja Batista de Campinas, em entrevista ao vivo ao Radar Democrático. Segundo Carrenho, a Bíblia defende o cuidado com a criação. Ele cita Gênesis, onde Deus coloca o homem e a mulher no Jardim do Éden com a ordem de cultivar e cuidar. Esse “mandato cultural”, como é conhecido, implica uma mordomia dos recursos naturais, que são responsabilidade da humanidade.

Formado pela Faculdade de Teologia Batista de São Paulo e em arquitetura e urbanismo pela USP, Carrenho discutiu a relação entre a fé cristã e a crise ambiental. Ele afirmou que a palavra “terra” aparece na Bíblia, cerca de 950 vezes, quase o dobro das 450 vezes em que a palavra “céu” é mencionada. Essa ênfase, segundo ele, demonstra a importância que as escrituras dão ao cuidado com a criação.

Carrenho relacionou os problemas ambientais atuais com a desobediência aos mandamentos divinos. “até hoje a Terra, então, sofre com esses desmandos que acontecem e que a gente tem sentido agora na pele mais propriamente.”, afirmou.

Pecado, consumismo e concentração de riqueza

Para o pastor, a crise climática é resultado da ação humana, impulsionada pelo consumo excessivo e pela concentração de riqueza. Ele define o pecado como “errar o alvo” ou “transgredir limites pré-estabelecidos”, e argumenta que a humanidade tem transgredido os limites do consumo, gerando consequências negativas para o planeta.

Veja a entrevista na íntegra:

“O pecado tem algumas definições na Bíblia, como, por exemplo, você errar o alvo. Existe um objetivo e, quando esse objetivo não é atingido, você está pecando, mas tem uma outra definição para o pecado, que é a questão da transgressão, que é quando você ultrapassa os limites, quando existem limites pré-estabelecidos e eles são transgredidos, e isso se torna pecado, e eu entendo que nesse caso, o que tem acontecido é que esses limites têm sido transgredidos.”, explicou.

O pastor argumentou que a Bíblia não condena a riqueza em si, mas sim o seu uso egoísta. A riqueza, segundo ele, deve ser utilizada para gerar justiça e amar ao próximo, incluindo as futuras gerações. “Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração e ao próximo como a ti mesmo.”, lembrou.

Carrenho defendeu a simplicidade como um caminho para um consumo mais consciente e para a partilha. Ele criticou o consumo vazio e a ganância, que levam ao acúmulo de riquezas por poucos em detrimento de muitos. “A simplicidade vai nos ajudar a entender essa questão de que nós precisamos diminuir o nosso acúmulo de coisas em detrimento de buscar uma confiança maior no próprio Deus”, disse.

Carrenho mencionou a encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, como o documento mais completo sobre ecologia em um contexto cristão. Ele lamentou a falta de um documento similar no contexto protestante.

Apesar do cenário preocupante, Carrenho expressou esperança na fé cristã. “entre os aspectos da fé cristã existe aquilo que nós chamamos da esperança cristã e a esperança nós entendemos que ela tem um nome ela se chama Jesus e esse Cristo, filho de Deus ele nos dá esse ensinamento esse entendimento de que todas as coisas elas são importantes e que nós precisamos aprender a cuidar de todas as coisas e que elas são fundamentais para serem usadas para amar o próximo então que essa possa ser a nossa esperança essa esperança cristã, e essa é assim que eu continuo, que eu sigo em frente, um dia de cada vez, nesse entendimento de que sim, há esperança.”, concluiu.

Radar Democrático
Radar Democráticohttp://radardemocratico.com.br
Radar Democrático é um portal de notícias focado no estado de São Paulo. Valorizamos a democracia, a pluralidade de ideia, a diversidade étnica e cultural, e os direitos humanos. Acreditamos na mobilização e organização da população como fundamentais para as transformações sociais urgentes não só em nosso estado, mas no país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Hot this week

Lula sobre Tarcísio: ‘sem Bolsonaro, ele não é nada’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou...

Irmãos da Lua e Roberto Boni apresentam “Encantorias” e fazem da periferia o centro

A banda Irmãos da Lua, em diálogo com o...

Turma de Tarcísio vai a Israel enquanto vereadora de Campinas embarca para Gaza

Em meio à destruição de Gaza e o genecídio...

Deputados liberam Tarcísio para vender terras a grileiros e fazendeiros a preço de banana

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou nesta...

Topics

spot_img

Related Articles