quarta-feira, 4/02/2026
Notícias que São Paulo precisa
Política

Tarcísio quer mudar carreira de professores e mais privatizações no saneamento

Governo Tarcísio prioriza pautas polêmicas, enquanto oposição critica propostas e antecipa embate na Assembleia Legislativa de SP.

O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) definiu como prioridades para o início de 2026 na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) a reorganização das carreiras da Educação e a reestruturação do saneamento básico no interior, além do plano de recursos hídricos. Segundo informações do G1, a proximidade das eleições pode intensificar os debates em torno dessas propostas.

Reorganização da Educação em SP

A proposta de reestruturação das carreiras da Educação é vista como um dos temas mais delicados a serem debatidos na Alesp. O deputado Gilmaci Santos (Republicanos), líder do governo na Assembleia, antecipa dificuldades na tramitação do projeto, que já está na Casa e precisa passar por comissões e audiência pública com participação de professores e sindicatos. A oposição, por sua vez, já se mobiliza para obstruir a votação.

Receba nossas notícias

O deputado Carlos Giannazi (PSOL) critica o projeto, afirmando que ele busca legalizar medidas já implementadas pelo governador por meio de resoluções, como a avaliação de desempenho considerada “punitivista” para os professores da rede estadual. “Ele vai, na verdade, colocar em lei o que o governador já estava fazendo por resoluções”, critica Giannazi, que também afirma que a bancada de seu partido pode entrar com ações na Justiça contra a proposta.

Carlos Giannazi: governo quer fazer por lei o desmonte que faz por decreto - Foto: Rodrigo Romeo
Carlos Giannazi: governo quer fazer por lei o desmonte que faz por decreto – Foto: Rodrigo Romeo

Reestruturação do Saneamento Básico

Outro ponto de atrito é o projeto de regionalização do saneamento, que concentra os serviços de abastecimento de água e esgoto de municípios não atendidos pela Sabesp em uma única Unidade Regional de Saneamento Básico (URAE). O governo argumenta que a medida pode viabilizar investimentos no setor.

Antonio Donato: só o desejo de privatizar justifica o projeto de saneamento enviado à Alesp - Foto: Rodrigo Romeo - Alesp
Antonio Donato: só o desejo de privatizar justifica o projeto de saneamento enviado à Alesp – Foto: Rodrigo Romeo – Alesp

Entretanto, o deputado estadual Antônio Donato (PT) avalia que a reestruturação representa um passo para a privatização do serviço.

“Quando eles unificam, criam centralização com poder maior do governo e pacote que junta municípios superavitários e deficitários, criando condições para privatizar o serviço em bloco. No nosso entender só isso justifica o projeto”, declara Donato.

O presidente da Alesp, André do Prado, reconhece que o projeto não é unânime, mas não vê uma oposição tão forte. Ele afirma que retirou a proposta de pauta no final do ano passado para promover um debate mais amplo diante das divergências.

Lei Orgânica da Polícia Civil

Ainda de acordo com o G1, a nova Lei Orgânica da Polícia Civil, aguardada pela categoria, ainda não foi enviada ao legislativo. Segundo deputados, o governo não conseguiu consenso nas discussões com sindicatos e representantes da Polícia Civil, principalmente em relação à valorização salarial. A expectativa é que o projeto seja enviado à Alesp somente após as eleições de outubro.

Com o calendário eleitoral se aproximando, a tendência é que a Alesp acelere os trabalhos no primeiro semestre, já que muitos deputados tentarão a reeleição e a legislação eleitoral impede a participação de candidatos em inaugurações de obras públicas nos três meses que antecedem o pleito.

Fonte:
G1
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2024/02/04/alesp-governo-prioriza-mudancas-na-carreira-de-professores-e-reestruturacao-do-saneamento-antes-da-eleicao.ghtml

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Últimas notícias

Governo de SP troca direção da Academia da Polícia após caso de delegada ligada ao PCC

O governo de São Paulo promoveu uma mudança na...

MP investiga venda de fazenda de pesquisa em SP pela metade do preço

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) instaurou um...

NR-1: os riscos dos riscos psicossociais

A depender da concepção adotada, o risco está na...

Número de mortes por policiais em SP dobra em três anos de governo Tarcísio

Por Brasil de FatoO número de mortes pela polícia...

Tarcísio repassou R$ 3 bilhões a prefeituras em troca de apoio à privatização da Sabesp

Por Leandro Aguiar, da Agência PúblicaUm mês após a...

Topics

MP investiga venda de fazenda de pesquisa em SP pela metade do preço

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) instaurou um...

NR-1: os riscos dos riscos psicossociais

A depender da concepção adotada, o risco está na...

Prouni divulga resultado da primeira chamada para bolsas de estudo

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) divulgou, na madrugada...
spot_img

Related Articles