Educação

Pós-graduandos em Política Científica e Tecnológica da Unicamp aderem à greve e colocam a ciência pública no centro do debate

Estudantes do programa de Política Científica e Tecnológica divulgam manifesto por melhores condições e contra a precarização

Por Rogério Bezerra da Silva

Em um momento marcado pelo avanço da precarização do trabalho acadêmico, pela pressão produtivista sobre pesquisadores e pelas disputas em torno do financiamento da universidade pública brasileira, doutorandos e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica (PPG-PCT) do Instituto de Geociências da Unicamp decidiram aderir à greve unificada das universidades estaduais paulistas e transformar sua própria área de pesquisa em instrumento de crítica à realidade atual do ensino superior.

Historicamente reconhecido como um dos principais espaços latino-americanos de reflexão crítica sobre ciência, tecnologia e sociedade, o PPG-PCT consolidou-se como referência na formação de pesquisadores, docentes e servidores públicos comprometidos com a construção de uma política científica e tecnológica orientada pelas necessidades sociais e não apenas pelas dinâmicas do mercado.

Em diálogo com tradições críticas do pensamento latino-americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade, o programa tem contribuído para o debate sobre soberania tecnológica, papel do Estado, democratização do conhecimento, inclusão social e desenvolvimento nacional, questionando modelos de inovação centrados exclusivamente na competitividade empresarial e defendendo uma universidade pública articulada aos desafios concretos da maioria da população brasileira.

Agora, em meio à greve universitária, os próprios doutorandos e mestrandos do programa afirmam que a realidade vivida dentro das universidades expõe uma contradição cada vez mais evidente: enquanto a produção científica brasileira é constantemente celebrada como motor do desenvolvimento econômico e tecnológico, pesquisadores convivem com bolsas defasadas, insegurança social, adoecimento mental, ausência de direitos trabalhistas e dificuldades crescentes de permanência acadêmica.

Carta-manifesto divulgada pelos pós-graduandos em 22 de maio sustenta que a crise não é apenas orçamentária, mas também política e estrutural. O documento critica a lógica de mercantilização da ciência, questiona modelos de pesquisa subordinados às demandas imediatas do mercado e defende uma universidade pública comprometida com justiça social, inclusão, soberania tecnológica e produção de conhecimento voltada às necessidades da população.

A mobilização ocorre em comunhão como a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), a Associação de Pós-Graduação da Unicamp (APG Unicamp), a Associação de Docentes da Unicamp (ADunicamp), o Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU) e o Diretório Central dos Estudantes da Unicamp (DCE Unicamp), além de coletivos ligados à diversidade, à extensão universitária e aos movimentos sociais presentes na universidade.

Saúde mental na pauta: “a universidade que nos forma é a mesma que nos adoece”

No manifesto, os pós-graduandos afirmam que a universidade pública atravessa uma contradição estrutural: “a universidade que nos forma é a mesma que nos adoece com o produtivismo, nos exclui do orçamento e nos trata como força de trabalho precarizada”, afirma o texto.

Os pós-graduandos argumentam que a situação viola princípios constitucionais que estabelecem a educação, a ciência e a tecnologia como dever do Estado. O documento cita artigos da Constituição Federal e da Constituição do Estado de São Paulo que garantem o desenvolvimento científico e o financiamento das universidades públicas.

Bolsas defasadas e ausência de direitos sociais

Entre as principais reivindicações apresentadas está o reajuste imediato das bolsas de pós-graduação. O documento defende que os valores sejam corrigidos para R$ 2.920 no mestrado e R$ 4.280 no doutorado, além da criação de um mecanismo automático de atualização anual pela inflação.

Outro ponto central do manifesto é a inclusão de pós-graduandos no sistema previdenciário nacional, com garantia de aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade.

Segundo o manifesto, a exclusão previdenciária representa uma contradição em um sistema que depende diretamente do trabalho intelectual realizado por pesquisadores em formação.

Reforma tributária preocupa universidades paulistas

O manifesto também demonstra preocupação com os impactos da reforma tributária sobre o financiamento das universidades estaduais paulistas. O documento alerta que a substituição do ICMS pelo IBS poderá afetar a base legal do atual modelo de repasses automáticos às universidades. Por isso, defende a vinculação direta de recursos da USP, da Unicamp e da Unesp à Receita Total Líquida do Estado de São Paulo.

Segundo o texto, o objetivo é impedir que a reforma tributária gere “vácuos jurídicos” capazes de comprometer o financiamento da pesquisa científica paulista.

Críticas ao produtivismo e à mercantilização da ciência

Um dos pontos mais contundentes do manifesto questiona o avanço de modelos de pesquisa considerados excessivamente subordinados à lógica de mercado. Os pós-graduandos afirmam que a aproximação entre universidades públicas e empresas privadas pode direcionar a produção científica para interesses de rentabilidade, reduzindo espaço para pesquisas socialmente orientadas.

O documento menciona debates sobre o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) e defende maior transparência em contratos de parceria firmados pela universidade. Também propõe que parte dos recursos obtidos em acordos empresariais seja destinada ao financiamento de bolsas estudantis e projetos de extensão universitária.

Ao final do documento, doutorandos e mestrandos defendem que a universidade pública só poderá cumprir plenamente sua função social se reconhecer estudantes, pesquisadores, professores e servidores como trabalhadores portadores de direitos. “As reivindicações na Carta sistematizadas não são demandas isoladas”, afirma o manifesto. “São expressão de um projeto de universidade pública comprometida com a justiça social, a soberania científica e a dignidade de quem produz conhecimento.”

 

Rogério Bezerra da Silva é Geógrafo, Mestre, Doutor e Pós-doutor em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp. Articulista do Radar Democrático. Junto a Paulo San Martin, é editor da Coleção Caminhos e Rumos.

 

Clique aqui e receba o Radar pelo whatsapp.


* O Radar Democrático publica artigos de opinião de autores convidados para estimular o debate.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Últimas notícias

Fim da Escala 6×1: vitória de Lula e crise no bolsonarismo na reta final da campanha

A poucos dias do segundo turno das eleições presidenciais,...

Delegado Olim cobra explicações de Eduarda Campopiano sobre feminicídio

O Delegado Olim (PP), deputado estadual reeleito, afirmou que...

tejkjkejl

Telma de Souza: a coragem de governar e as raízes que Santos não apaga

Por Cidinha SantosHá nomes que não cabem apenas nas...

Campineiros vão às ruas: fé e justiça social caminham juntas!

Por Rogério Bezerra da Silva Campinas é feita de gente...

Topics

Fim da Escala 6×1: vitória de Lula e crise no bolsonarismo na reta final da campanha

A poucos dias do segundo turno das eleições presidenciais,...

Delegado Olim cobra explicações de Eduarda Campopiano sobre feminicídio

O Delegado Olim (PP), deputado estadual reeleito, afirmou que...

tejkjkejl

Telma de Souza: a coragem de governar e as raízes que Santos não apaga

Por Cidinha SantosHá nomes que não cabem apenas nas...

Campineiros vão às ruas: fé e justiça social caminham juntas!

Por Rogério Bezerra da Silva Campinas é feita de gente...

Notas de conjuntura política, por Luis Fernando Vitagliano

Por Luis Fernando VitaglianoSexta-feira, 09 de outubro de 2026. Faltam...

Análise: fatores que levam eleitores à direita

Por Norian SegattoNa segunda-feira, após o tsunami eleitoral, passei...
Fenae 55 anosFenae 55 anosFenae 55 anosFenae 55 anos

Related Articles