segunda-feira, 15/09/2025
Notícias que São Paulo precisa
Números alarmantes

Violência política nas eleições de 2024 aumentou 130%

Comparação é feita com as eleições municipais de 2020 na 3ª edição da pesquisa “Violência Política e Eleitoral no Brasil”, feita pelas organizações Terra de Direitos e Justiça Global

O carro em que estava uma candidata a vereadora do Rio de Janeiro foi cravejado de balas nessa quinta-feira (3) à noite. Por estar em veículo blindado, ela conseguiu sobreviver ao atentado.

Em São Paulo, uma candidata à Câmara Municipal da capital teve seu carro atingido por 11 tiros. Ela não estava no veículo no momento do ataque, mas passou mal e chegou a ser levada ao hospital.

Em Sumaré, no Interior de São Paulo, dois homens atiraram contra o coordenador da campanha de um candidato a prefeito.

Os três casos, ocorridos de ontem para hoje (4), são uma amostra da violência que marca o pleito municipal deste ano, que já registra um número de casos como esses maior que o dobro em comparação às eleições passadas.

A impressão de que a violência desta vez está maior que nas eleições anteriores é confirmada pela 3ª edição da pesquisa “Violência Política e Eleitoral no Brasil”, feita pelas organizações Terra de Direitos e Justiça Global, divulgada ontem (3).

O relatório revela que o aumento dos casos de violência em 2024 é 130% superior aos das eleições de 2020. Se hoje são registrados 1,5 caso diário de violência política pelo país, em 2020 o resultado era de uma ocorrência a cada sete dias.

Segundo os dados do relatório, já no início da campanha eleitoral eram registrados 1,5 caso de violência eleitoral. No período da pré-campanha deste ano, foram 145 ocorrências, como assassinatos, ameaças, atentados e outros tipos de violência. No período pré-eleitoral de 2020 foram 63 casos oficialmente contabilizados, sendo 14 assassinatos, 15 atentados e dez ameaças.

A coordenadora da Terra de Direitos, Gisele Barbieri, disse que “desde a primeira edição da pesquisa é possível identificar que em anos eleitorais há um acirramento da violência política. Nos casos registrados percebemos uma naturalização da violência política, considerando os altos índices de assassinatos, atentados e ameaças”

Conforme a coordenadora, “a pesquisa ainda identifica que a violência atinge partidos de diferentes espectros políticos e afeta as mulheres de maneira desproporcional”.

Após o primeiro turno das eleições deste domingo (6), os dados do relatório deverão ser atualizados e divulgados. Se forem mantidas as ocorrências atuais, o quadro deve ampliar ainda mais o nível de violência eleitoral no país.

Destaques de violência

Com o objetivo de analisar o contexto político-eleitoral, a partir do monitoramento de como a violência política tem permeado as disputas a cada eleição, interferindo no processo democrático, a série histórica revela que, de 1º de janeiro de 2016 e 15 de agosto de 2024, foram identificados 1.168 casos de no Brasil. O número já contabiliza os dados da nova edição, que analisa tipos de ocorrência, perfil das vítimas, casos por região e também por cor e raça.

Fonte:
Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2024-10/violencia-no-pleito-de-2024-e-mais-que-o-dobro-da-eleicao-passada
Radar Democrático
Radar Democráticohttp://radardemocratico.com.br
Radar Democrático é um portal de notícias focado no estado de São Paulo. Valorizamos a democracia, a pluralidade de ideia, a diversidade étnica e cultural, e os direitos humanos. Acreditamos na mobilização e organização da população como fundamentais para as transformações sociais urgentes não só em nosso estado, mas no país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Hot this week

Seminário em Campinas debate negacionismo e ataques do governo Tarcísio à pesquisa científica em SP

Nos dias 24 e 25 de setembro, o auditório...

Bolsonaro condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe

Por Leonardo Fernandes e Luiza Melo, do Brasil de...

Voto de Fux em julgamento de Bolsonaro pode isolá-lo no STF

Por Ludmila PizarroO voto do ministro do Supremo Tribunal...

Oposição protocola pedido de impeachment de Tarcísio por articulação pela anistia

Líderes das federações PT/PCdoB/PV e PSOL/Rede protocolaram nesta quarta-feira...

Topics

Bolsonaro condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe

Por Leonardo Fernandes e Luiza Melo, do Brasil de...

Voto de Fux em julgamento de Bolsonaro pode isolá-lo no STF

Por Ludmila PizarroO voto do ministro do Supremo Tribunal...

Oposição protocola pedido de impeachment de Tarcísio por articulação pela anistia

Líderes das federações PT/PCdoB/PV e PSOL/Rede protocolaram nesta quarta-feira...

Universidade pública é resistência: associações docentes lutam para que ela exista

Nas universidades públicas paulistas, a defesa do caráter público...

Ministro de Lula vai procurar STF contra a bolsa-grileiro de Tarcísio

O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, anunciou que...

Bolsa-grileiro de Tarcísio concede mais de R$ 18 bilhões de descontos para o agro

Os descontos que o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos)...
spot_img

Related Articles