sábado, 21/06/2025
Notícias que São Paulo precisa
Privataria

Governo Tarcísio autoriza edital para privatizar gestão de 143 escolas

Outras 33 escolas já foram a leilão no final de 2024; Secretaria de Educação quer separar gestão administrativa da pedagógica
Renato Feder e Tarcísio de Freitas estão privatizando a gestão das escolas paulistas - Foto: Fernando Nascimento/Governo SP
Renato Feder (secretário de Educação) e Tarcísio de Freitas estão privatizando a gestão das escolas paulistas – Foto: Fernando Nascimento/Governo SP

O governo de São Paulo autorizou a publicação de um edital de licitação para transferir para a iniciativa privada a gestão de 143 escolas públicas do estado. A autorização foi publicada no Diário Oficial de terça-feira (1º).

A concessão prevê a reforma, operação e manutenção dessas 143 escolas estaduais. A publicação do edital foi aprovada em reunião do Programa de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), realizada na semana passada.

“O Colegiado deliberou pela aprovação da modelagem final, com autorização de publicação do edital de licitação e demais medidas necessárias à viabilização da concessão patrocinada para reforma, operação e manutenção de 143 unidades escolares da rede estadual de educação”, diz a deliberação que foi publicada em Diário Oficial.

Recentemente, o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, disse que o governo paulista pretendia fazer o leilão das 143 escolas no segundo semestre deste ano. Segundo ele, essas escolas estavam em piores condições e precisam de uma grande reforma. Os vencedores do leilão, disse ele na ocasião, ficariam responsáveis pelos serviços de manutenção, segurança, merenda e internet.

A terceirização da gestão das escolas faz parte da Parceira Pública Privada (PPP) de Novas Escolas, proposta pelo governo de Tarcísio de Freitas. Esse projeto prevê que a iniciativa privada se torne gestora dos serviços não pedagógicos das escolas estaduais, tais como limpeza, manutenção, alimentação, vigilância e internet.

Histórico da privatização das escolas

A concessão de gestão das escolas estaduais para a iniciativa privada tem gerado polêmica e questionamentos na justiça. Em outubro e novembro do ano passado, o governo paulista realizou dois leilões que concederam 33 unidades de ensino estaduais à iniciativa privada.

O primeiro desses leilões, realizado em outubro do ano passado, foi vencido pelo Consórcio Novas Escolas Oeste SP, que assumiu o lote oeste. O edital envolvia a construção de 17 escolas, com 462 salas de aula e 17,1 mil vagas. Já o segundo leilão, do lote leste, foi arrematado pelo Consórcio SP+Escolas, que ficou responsável pela gestão de 16 unidades de ensino que atenderia 17,6 mil alunos em 476 salas de aula.

Em março deste ano, no entanto, o juiz Luiz Manuel Fonseca Pires, da 3ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, reconheceu como ilegais os dois leilões, suspendendo as licitações.

Em sua decisão, ele reconheceu que seria difícil “dissociar o espaço físico da atividade pedagógica” e que “o risco dessa política pública, vale repetir, é o comprometimento da autonomia pedagógica por afetar diretamente a gestão democrática”.

O governo paulista recorreu da decisão e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, acabou decidindo por liberar a continuidade da licitação do governo de São Paulo para a concessão da gestão dessas 33 escolas públicas à iniciativa privada.

Fonte:
Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2025-04/governo-de-sp-autoriza-edital-para-privatizar-gestao-de-143-escolas
Radar Democrático
Radar Democráticohttp://radardemocratico.com.br
Radar Democrático é um portal de notícias focado no estado de São Paulo. Valorizamos a democracia, a pluralidade de ideia, a diversidade étnica e cultural, e os direitos humanos. Acreditamos na mobilização e organização da população como fundamentais para as transformações sociais urgentes não só em nosso estado, mas no país.

1 COMENTÁRIO

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Hot this week

Estudantes da Unicamp protestam contra privatização do Hospital Estadual de Sumaré

Estudantes da Unicamp, liderados pelos alunos de Medicina, protestaram...

“Mais especialistas” em São Paulo: governo federal fortalece o SUS no estado

Por Fabio AlvesO Governo Lula lançou uma das mais...

Violência digital e a sociedade calada: mais um caso de meninas expostas, agora em Piracicaba

Por Vanessa Guadagnini PratesPiracicaba, no interior de São Paulo,...

Sindicato dos Bancários e deputado acusam Santander de fraudes trabalhistas

Uma audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo...

São Paulo gastou R$ 37 milhões com indústria bélica israelense

Por Caroline Oliveira, do Brasil de FatoDesde 2023, o...

Topics

Estudantes da Unicamp protestam contra privatização do Hospital Estadual de Sumaré

Estudantes da Unicamp, liderados pelos alunos de Medicina, protestaram...

Violência digital e a sociedade calada: mais um caso de meninas expostas, agora em Piracicaba

Por Vanessa Guadagnini PratesPiracicaba, no interior de São Paulo,...

Sindicato dos Bancários e deputado acusam Santander de fraudes trabalhistas

Uma audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo...

São Paulo gastou R$ 37 milhões com indústria bélica israelense

Por Caroline Oliveira, do Brasil de FatoDesde 2023, o...

Escolas e famílias despreparadas: cenário de risco para crianças na Internet

A crescente preocupação com a segurança de crianças e...

A aposta de Bolsonaro para garantir seu indulto em 2026

Segundo informações da coluna da jornalista Malu Gaspar, em...

Grave: violência e adoecimento mental dos jornalistas em São Paulo

Por Norian Segatto e Rogério Bezerra da SilvaUm levantamento...
spot_img

Related Articles