segunda-feira, 15/09/2025
Notícias que São Paulo precisa
Justiça

Bolsonaro condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe

Ex-presidente e outros sete réus são declarados inelegíveis após decisão do STF sobre atos golpistas
O ex-presidente foi condenado como líder da organização criminosa golpista. Foto: Gustavo Moreno / STF
O ex-presidente foi condenado como líder da organização criminosa golpista. Foto: Gustavo Moreno / STF

Por Leonardo Fernandes e Luiza Melo, do Brasil de Fato

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. As penas foram fixadas no início da noite desta quinta-feira (11), após os cinco ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal (STF) concluírem seus votos.

A princípio, a previsão era que as penas só seriam anunciadas na sexta-feira (12). No entanto, a sessão se estendeu e a dosimetria foi concluída ainda nesta quinta.

Em suma, os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Flávio Dino decidiram condenar Bolsonaro e os outros sete réus (Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto). Luiz Fux divergiu na maioria dos casos.

Todos foram decretados inelegíveis pelo período de oito anos. Além disso, os ministros determinaram uma multa de R$ 30 milhões de indenização a serem pagos de forma solidária entre os oito condenados.

A primeira pena anunciada foi a de Mauro Cid. Delator no caso, ele foi condenado a dois anos de prisão em regime semiaberto, como prêmio pela colaboração. A defesa queria que ele fosse absolvido, mas Moraes, relator do caso, afastou a possibilidade – deixando ainda um recado claro contra a proposta de “anistia”, obsessão bolsonarista.

“Eu afasto o perdão judicial [a Cid], porque por óbvio, assim como não cabe indulto, assim como não cabe anistia. São espécies do mesmo gênero: clemência constitucional. Não cabe indulto pelo presidente, não cabe anistia pelo Congresso Nacional e também não cabe perdão pelo poder judicial em crimes contra a democracia, crimes que atentem contra o Estado Democrático de Direito e atentem contra as cláusulas pétreas da Constituição”, resumiu.

Foi Moraes, também, quem propôs a pena de 27 anos e 3 meses de prisão para Bolsonaro, condenado pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Fux, que votou pela absolvição do ex-presidente, se absteve de discutir a duração da pena. Dino, Cármen Lúcia e Zanin acompanharam Moraes. Os ministros definiram, ainda, que Bolsonaro deverá pagar multa equivalente a 248 salários mínimos.

O general Walter Braga Netto, que foi ministro da Casa Civil e da Defesa durante o governo de Bolsonaro, foi condenado a 26 anos e 6 meses de prisão, pena proposta por Moraes. Fux chegou a sugerir 7 anos de prisão, mas foi voto vencido. A multa, no caso de Braga Netto, é de 100 salários mínimos.

O voto de Moraes foi seguido pelos colegas (à exceção de Fux) também na dosimetria da pena de Anderson Torres. O ex-ministro da Justiça foi condenado a 24 anos de reclusão. Ele é mais um que terá de pagar 100 salários mínimos de multa.

O ex-comandante da Marinha, Almir Garnier, foi mais um condenado a 24 anos de prisão. No curso do processo, ele foi acusado de ser o único chefe das Forças Armadas a dar apoio a Bolsonaro na tentativa de golpe de Estado. Garnier também deverá pagar 100 salários mínimos de multa.

No caso do também general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), a pena definida foi de 21 anos. Pesou, no caso dele, a idade avançada – 77 anos. Os ministros determinaram que ele deve pagar 84 salários mínimos de multa.

Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, que foi ministro da Defesa no período investigado (antes, tinha chefiado o Exército), foi condenado a 19 anos. Moraes, inicialmente, propôs 20 anos, mas Dino sugeriu reduzir a pena, alegando que ficou provado que Nogueira agiu para diminuir o ímpeto golpista de Bolsonaro. Foi decidido, ainda, que ele deve pagar multa de 84 salários mínimos.

Por último, foi anunciada a pena de Alexandre Ramagem, ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin): 16 anos de prisão e perda do mandato – algo que deve ser referendado pela Câmara. Entre todos os acusados, ele era o único que respondia por três crimes, e não cinco, já que as acusações por dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado têm relação com os ataques de 8 de janeiro de 2023, quando ele já era deputado federal e, portanto, tinha imunidade parlamentar. Ramagem e Torres perdem em definitivo os cargos de delegados da Polícia Federal.

Fonte:
Brasil de Fato
https://www.brasildefato.com.br/2025/09/11/bolsonaro-e-condenado-a-27-anos-de-prisao-por-tentativa-de-golpe-de-estado/
Radar Democrático
Radar Democráticohttp://radardemocratico.com.br
Radar Democrático é um portal de notícias focado no estado de São Paulo. Valorizamos a democracia, a pluralidade de ideia, a diversidade étnica e cultural, e os direitos humanos. Acreditamos na mobilização e organização da população como fundamentais para as transformações sociais urgentes não só em nosso estado, mas no país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Hot this week

Seminário em Campinas debate negacionismo e ataques do governo Tarcísio à pesquisa científica em SP

Nos dias 24 e 25 de setembro, o auditório...

Voto de Fux em julgamento de Bolsonaro pode isolá-lo no STF

Por Ludmila PizarroO voto do ministro do Supremo Tribunal...

Oposição protocola pedido de impeachment de Tarcísio por articulação pela anistia

Líderes das federações PT/PCdoB/PV e PSOL/Rede protocolaram nesta quarta-feira...

Universidade pública é resistência: associações docentes lutam para que ela exista

Nas universidades públicas paulistas, a defesa do caráter público...

Topics

Voto de Fux em julgamento de Bolsonaro pode isolá-lo no STF

Por Ludmila PizarroO voto do ministro do Supremo Tribunal...

Oposição protocola pedido de impeachment de Tarcísio por articulação pela anistia

Líderes das federações PT/PCdoB/PV e PSOL/Rede protocolaram nesta quarta-feira...

Universidade pública é resistência: associações docentes lutam para que ela exista

Nas universidades públicas paulistas, a defesa do caráter público...

Ministro de Lula vai procurar STF contra a bolsa-grileiro de Tarcísio

O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, anunciou que...

Bolsa-grileiro de Tarcísio concede mais de R$ 18 bilhões de descontos para o agro

Os descontos que o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos)...

Neste 7 de Setembro, o Brasil se vende ao trovão?

Em um recorte sensível entre versos e memórias, surge...
spot_img

Related Articles