
A Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB) promove um debate on-line na próxima quinta-feira (20) sobre os impactos da redução da carga horária das disciplinas de humanidades na educação estadual de São Paulo.
Segundo nota técnica elaborada com coparticipação da entidade, as disciplinas de ciências humanas perderam 35% da carga horária entre 2020 e 2025. O maior impacto aconteceu na disciplina de filosofia e sociologia: 62,9% de perdas.
Além disso, a AGB alerta que muitas aulas não são ministradas por professores especialistas, além da precarização de contratos temporários, sem a efetivação dos profissionais.
O debate será transmitido abertamente pelo Youtube, a partir das 15h de quinta-feira. A medicação será do Prof. Diego Correa Maia com participação do professor Marcos Couto.
Além da AGB, a nota foi elaborada em parceria com Rede Escola Pública e Universidade (REPU), Grupo Escola Pública e Democracia (Gepud), Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS), Laboratório de Ensino e Material Didático em Geografia (Lemadi/USP), Associação Brasileira de Ensino de Filosofia (ABEFil); Associação Nacional de História (Anpuh).