segunda-feira, 2/02/2026
Notícias que São Paulo precisa
Política

Crítica: a superficialidade de Apocalipse nos trópicos e a inflação artificial de Silas Malafaia

Filme "Apocalipse nos Trópicos" ignora a complexidade do movimento evangélico e foca no pastor, diz análise.
Cena de "Apocalipse nos Trópicos" com o presidente Lula - Foto: Netflix / Divulgação
Cena de “Apocalipse nos Trópicos” com o presidente Lula – Foto: Netflix / Divulgação

Por Sergio Ribeiro

O documentário Apocalipse nos Trópicos dirigido por Petra Costa, promete desvendar a relação entre movimento evangélico e política no Brasil, mas acaba reduzindo um fenômeno complexo a uma narrativa maniqueísta centrada na figura do pastor Silas Malafaia. Apesar da relevância do tema e do acesso privilegiado a bastidores do bolsonarismo, o filme comete um erro estratégico: transformar Malafaia no arquiteto único da aliança evangélica com a extrema direita, ignorando a pluralidade e as dinâmicas estruturais que de fato moldam esse cenário. Vamos aos fatos:

Receba nossas notícias

1. A superestimação de Malafaia como “cérebro” do poder. evangélico

O documentário dedica a Malafaia um protagonismo desproporcional, retratando-o como o puppet master, ou seja, um manipulador por trás de Jair Bolsonaro. Cenas em seu jatinho (“Favor de Deus”), sua BMW blindada ou sua mansão no Rio reforçam a imagem de um líder onipotente. No entanto, essa abordagem ignora dados concretos, como segue:

A igreja de Malafaia (Assembleia Vitória em Cristo) é um ramo minoritário das Assembleias de Deus, que somam 12,3 milhões de fiéis. Os grupos com maior influência política são Madureira (liderada pelo bispo Manoel Ferreira) e a Igreja Universal do Reino de Deus, ambas praticamente ausentes do filme. Denominações como batistas, presbiterianos e luteranas têm projetos políticos autônomos e são apagadas na narrativa.

Malafaia é, de fato, midiático e barulhento, mas sua representatividade é limitada. Ao elevá-lo à “voz dos evangélicos”, o documentário reproduz sua própria estratégia de autopromoção e não a realidade sociorreligiosa brasileira.

2. A negligência da diversidade evangélica e o reforço de estereótipos

Ao focar exclusivamente em Malafaia, Petra Costa:

  • Invisibiliza as correntes progressistas. Não há espaço para vozes como o Fórum Evangélico Nacional que articulam resistência ao avanço da extrema direita.
  • Simplifica o apoio a Bolsonaro. O documentário ignora que muitos católicos participaram dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, além de desconsiderar motivações locais (redes de solidariedade, políticas comunitárias) que atraíram fiéis ao bolsonarismo.
  • Reduz o evangelicalismo a um projeto de poder: a tese da Teologia do Domínio”(que defere o controle cristão sobre o Estado) é apresentada como eixo unificador, embora seja marginal entre pastores e fiéis. Para muitos, o engajamento político é uma resposta a ameaças concretas (como pautas de gênero) e não um plano teocrático.

3. O oportunismo de Malafaia e a cumplicidade não intencional do filme

Malafaia não é vítima da narrativa de Costa: é seu cúmplice estratégico, como analisa o antropólogo Juliano Spyer – o pastor usou o documentário como cavalo de troia. Para não evangélicos, apresentou-se como o estereótipo do líder intolerante, confirmando preconceitos da esquerda secular. Para seu rebanho, posou como mártir perseguido consolidando sua imagem de “guerreiro da fé”.

A cena em que ameaça um motoqueiro no trânsito, por exemplo, foi incluída como prova de seu autoritarismo, mas serve a seu marketing de “homem sem papas na língua”.

O apagamento do contexto histórico e sociológico

O filme falha ao não explorar:

  • O declínio católico: como a crise institucional da Igreja Católica (fechamento de paróquias, rigidez burocrática) abriu espaço para igrejas evangélicas que oferecem respostas ágeis a problemas urbanos.
  • Raízes internacionais: A menção à influência dos EUA (via Billy Graham e Henry Kissinger) é superficial. Não detalha como a CIA financiou o movimento evangélico durante a Guerra Fria para combater a Teologia da Libertação.
  • Falhas da esquerda: Lula é retratado como defensor da laicidade, mas sua tentativa de dialogar com evangélicos via figuras com pouca representatividade não se mostrou eficaz.

Enfim, o documentário “Apocalipse nos Trópicos” dirigido por Petra Costa, Silas Malafaia emerge como o único construtor da aliança evangélica com a extrema direita em detrimento à relação entre movimento evangélico e política no Brasil que intenciona mostrar.

Sergio Ribeiro – Foto: Facebook

Sergio Ribeiro é bacharel e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP. Foi duas vezes prefeito de Carapicuíba e vice-presidente estadual do PT-SP. Sua dissertação de mestrado foi publicada pela Editora Pluralidades, em 2025, com o título “Assembleia de Deus: o segredo do Negócio. Ministério de Madureira Campo de Carapicuíba/SP”.

1 COMENTÁRIO

  1. Na minha opinião o que está acontecendo é que não mudou nada em relação a conhecimento e cultura. O povo sempre foi liderado e agora misturando a religião a política juntou a fome com a vontade de comer para os políticos . O povo parece não perceber o que o Bolsonaro e seus filhos estão fazendo. Meu Deus acordei essas pessoas elas não vêem que estão querendo colocar cabresto no povo e o povo está se deixando levar nos dias de hoje . A DITADURA SE FOSSE BOA TERIA PERMANECIDO. A mídia poderia colaborar um pouco mais esclarecendo ao povo com palavras mais simples o que está acontecendo. E previnir para ano que vem que é ano de eleição. Não podemos deixar eles acabarem com o Brasil . Tivemos 4 anos de Bolsonarismo que vai deixar rastro no mundo por muito anos . Período do Bolsonaro chama -se PERIODO DA DESTRUIÇÃO DO MUNDO. E ELE COM SUA CORJA FALA PRO POVO QUE ELE AGE DENTRO DAS QUATRO LINHAS E QUE ELE É ” DEUS , PATRIA E FAMILIA . IMAGINEM SE ELE NAO FOSSE . ……,…….,……….

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Últimas notícias

Governo de SP dá benefícios fiscais a empresas na ‘lista suja’ do trabalho escravo

O governo do estado de São Paulo tem concedido...

Apeoesp denuncia que professores em SP enfrentam demissões em massa e estudantes ficam sem aulas

Professores da rede pública estadual de São Paulo estão...

Epstein Files: arquivos expõem rede global de exploração sexual envolvendo elites

Novos documentos revelam detalhes de um esquema internacional de...

Notícias Populares: história do jornal sensacionalista é contada em livro por Osni Dias

“Pênis voador era do meu marido”, perdão pelo modo...

Tarcísio ainda está sem adversários em São Paulo

Com a aproximação do ano eleitoral, o cenário político...

Topics

Epstein Files: arquivos expõem rede global de exploração sexual envolvendo elites

Novos documentos revelam detalhes de um esquema internacional de...

Tarcísio ainda está sem adversários em São Paulo

Com a aproximação do ano eleitoral, o cenário político...

Pescadores artesanais protestam contra normas que dificultam a atividade

Pescadores artesanais do litoral de São Paulo organizam um...

Profissionais da saúde de SP recebem bonificação após pressão de sindicato

Profissionais da saúde do estado de São Paulo finalmente...

Manifestação em Campinas protesta contra maus-tratos a animais e morte do cão Orelha

Ato no Parque Taquaral reunirá protetores e moradores neste...
spot_img

Related Articles