Material produzido pela ADunicamp sistematiza fundamentos da Constituição de 1988 e reforça a formação política, sindical e cidadã em defesa da democracia e dos direitos sociais.
Por Radar Democrático
A Associação de Docentes da Unicamp (ADunicamp) lançou e disponibilizou publicamente a Cartilha da Cidadania, um material voltado à formação política, sindical e cidadã, com foco na compreensão dos fundamentos da Constituição Federal de 1988, a chamada Constituição Cidadã.
Elaborada pela Comissão de Formação Política da ADunicamp, a cartilha foi inicialmente utilizada como material de apoio em cursos de formação sindical promovidos pela entidade e agora passa a integrar um esforço mais amplo de socialização do conhecimento constitucional junto a sindicatos, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e ao público em geral.
O conteúdo apresenta, de forma didática e acessível, um panorama sobre a história das constituições brasileiras, os princípios fundamentais da República, os direitos e deveres individuais e coletivos e as chamadas cláusulas pétreas, que garantem a preservação de direitos básicos e do regime democrático. Ao contextualizar a Constituição de 1988, o material contribui para o fortalecimento da cidadania e para o enfrentamento de discursos que relativizam ou atacam direitos sociais e institucionais.
A iniciativa faz parte do planejamento estratégico da atual diretoria da ADunicamp, que busca ampliar os espaços de formação e debate político, articulando temas como sindicalismo, democracia, movimentos sociais, direitos humanos e a atuação das entidades representativas no cenário nacional. Nos encontros formativos, também têm sido debatidas questões relacionadas ao movimento sindical docente, à atuação do Andes-SN, ao Fórum das Seis e a pautas sociais como antirracismo, direitos indígenas e diversidade.
Ao disponibilizar a cartilha em acesso aberto, a ADunicamp reforça o papel das entidades sindicais como atores centrais na defesa da democracia, da educação pública e dos direitos sociais, especialmente em um contexto de disputas sobre o papel do Estado e das instituições públicas.
A Cartilha da Cidadania pode ser acessada e baixada gratuitamente no site da ADunicamp: clique aqui!
Receba o Radar no whatsapp, clicando aqui.
–



